Topo

Esse conteúdo é antigo

Agência europeia recebe pedido para uso emergencial da vacina de Oxford

Ampolas da vacina contra covid-19 da AstraZeneca com a Universidade de Oxford - Divulgação
Ampolas da vacina contra covid-19 da AstraZeneca com a Universidade de Oxford Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

12/01/2021 06h53

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) informou hoje que a AstraZeneca e a Universidade de Oxford solicitaram a autorização para o uso emergencial de sua vacina contra o coronavírus na União Europeia (UE).

De acordo com a agência, equivalente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil), uma decisão sobre a solicitação pode ser anunciada até 29 de janeiro, durante encontro do comitê científico para medicamentos humanos (CHMP). O processo seguirá um rito especial para encurtar o prazo da análise.

"Um parecer sobre a autorização de introdução no mercado pode ser emitido até 29 de janeiro, desde que os dados apresentados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina sejam suficientemente robustos e completos e que quaisquer dados adicionais as informações necessárias para completar a avaliação sejam enviadas imediatamente", diz o comunicado divulgado pelo regulador europeu.

Serão analisados pela agência os resultados da fase 3 de testes realizados no Brasil, Grã-Bretanha e África do Sul. A OMS (Organização Mundial de Saúde) também avalia a documentação apresentada sobre a vacina e prevê um parecer até o começo de fevereiro.

Até o momento, a agência autorizou a aplicação das vacinas da Pfizer/BioNtech e da Moderna de forma emergencial nos países que fazem parte da União Europeia.

A vacina AstraZeneca/Oxford, por sua vez, já teve o uso emergencial aprovado em países como Grã-Bretanha e Argentina. No Brasil, a Anvisa analisa um pedido de liberação apresentado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que mantém parceria para produção do imunizante.

*Com informações da AFP