Topo

Esse conteúdo é antigo

Russa afirma ter nadado 85 metros sob gelo e 'reivindica' recorde mundial

Yekaterina Nekrasova com equipe de apoio da missão "congelante" - Reprodução/Facebook/Andrey Bug
Yekaterina Nekrasova com equipe de apoio da missão 'congelante' Imagem: Reprodução/Facebook/Andrey Bug

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2021 16h58

Uma russa afirma ter conquistado o novo recorde mundial para o nado mais longo sob gelo. Yekaterina Nekrasova teria nadado uma distância de 85 metros sem emergir por um minuto e meio, no Lago Baikal, localizado na Sibéria. O Guinness World Records ainda não reconheceu o feito.

A "missão" da nadadora foi gravada e publicada no Twitter do jornal local Siberian Times. As imagens "congelantes" mostram a mulher nadando nas águas com temperatura de 0ºC, sem roupa de mergulho, nem equipamentos de nado.

A temperatura fora da água era de -22 °C. Equipes de apoio cortaram o gelo, de 25 centímetros de espessura, em intervalos regulares para ter uma saída de emergência caso a mulher de 40 anos precisasse abortar a missão.

Segundo a mídia estatal, Yekaterina concluiu o feito durante uma competição anual de natação, na semana passada, realizada no Lago Baikal, conhecido internacionalmente por ser o mais profundo do mundo, com profundidade máxima de 1642 metros.

"Oitenta e cinco metros! Um recorde mundial!", foram as palavras ditas para Yekaterina após ela emergir do gelo e piscar mandando um sinal de "ok" para a equipe que a acompanhou.

Contudo, não há informação se o Livro dos Recordes da Rússia estava presente para documentar a conquista da nadadora. Até o momento, o Guinnes World Records também não se pronunciou sobre o feito congelante.

O atual recorde feminino de natação sob o gelo pertence à sul-africana Amber Fillary, que percorreu uma distância de 70 m no ano passado. Entre os homens, a maior marca já pertence a um russo, Aleksêi Moltchanov entrou para o Guinness após nadar 180 m debaixo de gelo.