Topo

Esse conteúdo é antigo

Em caso raro, orangotango macho assume papel de mãe em zoológico nos EUA

O orangotango macho com sua filha mais nova  - Divulgação/Denver Zoo
O orangotango macho com sua filha mais nova Imagem: Divulgação/Denver Zoo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/01/2021 20h06

Em um caso considerado raro, o orangotango macho Berani, do Zoológico de Denver, nos Estados Unidos, assumiu o papel de pai para uma de suas filhas depois que a companheira e matriarca da família, Nias, morreu inesperadamente em dezembro.

O casal possui duas filhas: Hesty, de 10 anos, e Cerah, de 2 anos, de acordo com a emissora norte-americana CBS. O orangotango macho agora cuida da cria mais nova, segundo confirmaram as autoridades do zoológico.

"Na selva, os machos orangotangos não estão envolvidos com sua prole. Ver Berani assumir o papel de mãe é uma situação extremamente rara — e Cerah não poderia ter pedido um pai melhor", declarou um porta-voz do zoo.

Orangotango - Divulgação/Denver Zoo  - Divulgação/Denver Zoo
O orangotango macho com sua filha mais nova
Imagem: Divulgação/Denver Zoo

Ainda segundo a instituição, Berani tem sido "atencioso e protetor" com a caçula. Ele a carrega e se aconchega com ela na hora de dormir. E, enquanto o pai tira uma pausa, a irmã mais velha, Hesty, também "assume sua parte" e brinca com a orangotango mais nova durante o dia.

"Os três estão se mantendo juntos e avançando [apesar da ausência da mãe]" confirmou o zoológico, que ainda não confirmou oficialmente a causa da morte da matriarca da prole.

A descoberta da causa da morte da mãe depende de resultados de um exame de necropsia realizado pela Universidade Estadual do Colorado. Nias morreu aos 32 anos de idade e encantava visitantes no Zoológico de Denver há 15 anos.