Apesar de lei, Bannon insinua que Trump tentará reeleição nos EUA
Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump, pediu para que o presidente eleito dos Estados Unidos concorra à Casa Branca novamente em 2028.
O que ele disse
Considerado mentor da extrema direita mundial, Bannon perguntou para o público presente na 112ª festa do Clube Jovem Republicano de Nova York se eles apoiariam Trump em 2028. "Donald John Trump vai levantar a mão e fazer o juramento de posse, em sua terceira vitória e seu segundo mandato. Talvez façamos isso de novo em 2028? Vocês estão a fim disso? Trump 2028?"
Proibido pela Constituição dos Estados Unidos. A 22ª Emenda à Constituição dos EUA, de 1951, estabelece que o presidente pode ser eleito para, no máximo, dois mandatos.
A regra é diferente da do Brasil. Aqui, a Constituição diz que o presidente pode ser reeleito "para um único período subsequente". Ou seja, presidentes podem ter três mandatos ou mais desde que não sejam consecutivos, como ocorreu com o presidente Lula.
Trump foi presidente de 2017 a 2021. Republicano venceu Hillary Clinton e tentou reeleição em 2020, mas foi derrotado por Joe Biden.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.