Topo

Esse conteúdo é antigo

Protestos por prisão de rapper na Espanha geram confronto contra polícia

Manifestantes marcham em Barcelona contra a prisão do rapper espanhol Pablo Hasel - Josep LAGO / AFP
Manifestantes marcham em Barcelona contra a prisão do rapper espanhol Pablo Hasel Imagem: Josep LAGO / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/02/2021 17h17Atualizada em 16/02/2021 17h23

A prisão de Pablo Hasél nesta terça-feira (16) gerou uma onda de protestos na Espanha. Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver confronto entre os manifestantes e a polícia local.

"As tensões entre os manifestantes e a polícia em #Valência continuam a aumentar. #LibertadPabloHasel #PabloHaselLibertad #Catalonia #Catalunya #SpainIsAFascistState #Catalonia #Antifeixista", escreveu um internauta no Twitter.

Símbolo de liberdade de expressão no país, o rapper vai cumprir pena de nove meses por tuítes contra a monarquia e as forças de segurança.

Em Barcelona, os motins estavam ocorrendo na área da Via Augusta. Outros registros também foram feitos nas cidades de Valência, Girona e Lleida, de onde o rapper é nativo.

"Em #Barcelona / Catalunha há tensões iniciais durante a manifestação. Fogos de artifício atingiram a polícia".

Em grande parte dos protestos, as manifestações estão ocorrendo de forma pacífica. Com cartazes nas mãos, os espanhóis pedem a soltura de Hasél.

Condenado por tuítes

Hasél tinha até a última sexta-feira (12) para se entregar de forma voluntária e cumprir a pena de nove meses de detenção. O espanhol foi condenado por tuítes publicados entre 2014 e 2016 considerados como insultos à Coroa e às forças de segurança.

O rapper chamou a polícia de 'mercenários de merda' e os acusou de torturar e assassinar manifestantes e imigrantes.

Em entrevista por telefone à AFP, Hasél disse na sexta que não se entregaria à polícia. "Eles terão que vir para me sequestrar e isso também servirá para que o Estado seja retratado pelo que é: uma falsa democracia", declarou desafiadoramente.

Com informações da AFP.