Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa de 90 anos anda 10 km na neve para tomar vacina contra covid nos EUA

Fran Goldman, de 90 anos, andou por quase 10 km na neve para tomar a vacina contra a covid-19  - Reprodução/Fox News
Fran Goldman, de 90 anos, andou por quase 10 km na neve para tomar a vacina contra a covid-19 Imagem: Reprodução/Fox News

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/02/2021 11h40

Depois de finalmente conseguir marcar uma consulta, a norte-americana Fran Goldman, de 90 anos, caminhou na neve por quase dez quilômetros no domingo (14) para tomar vacina contra a covid-19 em Seattle, nos Estados Unidos.

De acordo com o site local Seattle Times, Fran tentou diversas vezes conseguir acesso à vacinação em farmácias e hospitais da região. Ela ligava inclusive todas as manhãs para o Departamento de Saúde de Washington, sem resultado. "Nada. Nada", lamentou a idosa. "Todos os dias."

Enfim, na sexta-feira (12), ela pôde marcar online um horário para ser vacinada no Hospital Infantil de Seattle. O fato da instituição hospitalar estar longe da casa dela não a fez desistir: tomar a vacina era uma prioridade, já que a mulher gostaria de ver os netos e bisnetos após meses em isolamento.

Depois da segunda dose e do período para a criação de anticorpos neutralizantes necessários, a vacina protegerá Fran, que é do grupo de risco — embora a imunização não impeça que a doença seja transmitida para outras pessoas.

Determinada em se vacinar, um dia antes da consulta, a idosa decidiu "praticar" o caminho andando metade do percurso de quase dez quilômetros, visto que uma tempestade de neve havia caído dois dias antes.

No dia da consulta, no domingo (14), ela realizou a pé o trajeto completo, apesar dos 30 centímetros de neve que cobriram o chão das ruas de Seattle. "Foi um desafio. Eu sabia quanto tempo iria demorar [para chegar]", relatou. "Se fosse mais curto [o caminho], eu teria ficado mais feliz. Mas eu consegui".

A filha da idosa, Ruth Goldman, não ficou surpresa com as ações da mãe. "Somos pessoas que vivem ao ar livre", disse ela. "Amamos estar ao ar livre. Estive ontem no Lago Ontário com uma sensação térmica de 6 graus", contou.