Topo

Esse conteúdo é antigo

Pênis gravado em relíquia romana de 2 mil anos é descoberto na Inglaterra

Pênis gravado em rocha milenar é encontrado no Reino Unido - Reprodução/Highways England
Pênis gravado em rocha milenar é encontrado no Reino Unido Imagem: Reprodução/Highways England

Do UOL, em São Paulo

18/02/2021 15h59

Uma antiga relíquia com um pênis gravado no centro foi encontrada por arqueólogos que trabalhavam na estrada A14, no Condado de Cambridge, na Inglaterra. As informações são do Cambridge News.

Steve Sherlock, líder do grupo de arqueologia da Highways England, a empresa do governo britânico responsável pelas estradas, disse que a pedra tem quase 2 mil anos e era usada antigamente em moinhos.

Para o especialista, a descoberta é importante por acrescentar evidências do período em que o Império Romano invadiu o Reino Unido.

"Há associações conhecidas entre imagens do falo e moagem, como as encontradas acima das padarias de Pompeia. O falo era visto como uma imagem importante de força e virilidade no mundo romano", disse Steve.

Ele acrescentou que os lutadores romanos costumavam usar amuletos de boa sorte gravados com pênis antes de entrar na batalha.

Encontrar moinhos decorados, ferramentas de pedra para lixar materiais e pedras de moer é extremamente raro, com apenas quatro dessas pedras de moinho romanas descobertas até agora, de acordo com a Highways England.

Segundo os historiadores, a conquista romana da Britânia teve início em 43 d.C e durou quase 400 anos, sendo que muitos costumes foram absorvidos pelos povos distribuídos ao longo da região.