Topo

Esse conteúdo é antigo

Bomba da 2ª Guerra é detonada no Reino Unido; 2,6 mil casas são evacuadas

Os vídeos da detonação da bomba da Segunda Guerra Mundial foram divulgados pela polícia local - Reprodução/Twitter/@DC_Police e @PoliceDrones
Os vídeos da detonação da bomba da Segunda Guerra Mundial foram divulgados pela polícia local Imagem: Reprodução/Twitter/@DC_Police e @PoliceDrones

Do UOL, em São Paulo

01/03/2021 09h36

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) foi detonada no último sábado, na cidade de Exeter, no Reino Unido. O artefato tinha mil quilos e foi encontrado na manhã de sexta-feira (26) por construtores em um terreno privado próximo ao campus Streatham da Universidade de Exeter.

Segundo a polícia, a explosão da bomba deixou uma cratera no chão do tamanho de um ônibus de dois andares. Residentes de 2.600 propriedades, sendo 1.400 residências de estudantes universitários, foram evacuadas, segundo o The Guardian.

Um porta-voz da polícia de Devon e Cornwall informou ainda, segundo a BBC Internacional, que enormes fragmentos de metal atingiram prédios e que algumas propriedades "sofreram danos estruturais, incluindo janelas quebradas e paredes rachadas".

Veja a explosão de outro ângulo, filmada por um drone:

A explosão do artefato usado pelos nazistas — chamado de "bomba Hermann" — foi nomeado como "significativo" pela polícia e chegou a ter destroços lançados a ao menos 250 metros de distância da detonação.

"Detritos, incluindo grandes objetos de metal, foram jogados na explosão, alguns dos quais caíram em telhados próximos, que exigem o uso de um guindaste para removê-los", disse um porta-voz.

A equipe de eliminação de bombas da Marinha Real detonou o artefato em uma "caixa" de areia de 400 toneladas em uma explosão que pôde ser ouvida em um raio de até oito quilômetros de distância.

Para a polícia, a nuvem de areia em decorrência da detonação da bomba não provocou nenhum risco de saúde aos moradores.

O Conselho do Condado de Devon informou que possui uma linha de apoio para todos os moradores que foram evacuados de suas residências no sábado.

John Hart, líder do conselho local, explicou que todas as agências que participaram da explosão estão "movendo-se o mais rápido possível para remover os destroços da área, avaliar os danos estruturais às propriedades e instalações e tornar a área segura para o retorno dos residentes o mais rápido possível".

A cidade foi alvo de bombardeios alemães em cerca de 19 ataques durante a Segunda Guerra Mundial, dos quais mais de sete mil artefatos foram lançados contra o território, especialmente em maio de 1942.