Risco de desabar? ilusão de ótica faz ponte parecer inclinada nos EUA
Uma ilusão de ótica faz uma ponte parecer que está inclinada, assustando residentes de Raleigh, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Mas o departamento de transporte do estado norte-americano garantiu que não há perigo nenhum de desabamento na estrutura.
De acordo com a emissora WNCN-TV, a ilusão é causada pelo fato da parede da ponte ter sido construída em uma curva. A construção, que foi inaugurada em dezembro de 2020, liga duas estradas interestaduais de Raleigh, a Interestadual 440 West até a Interestadual 40 East.
"O muro [da estrutura] foi inspecionado várias vezes no ano passado e não encontramos problemas até agora", garantiu Marty Homan, porta-voz do NCDOT (Departamento de Transporte da Carolina do Norte), em entrevista ao canal de televisão.
Robert Bullock, engenheiro residente que supervisiona o projeto da 40 East, também enfatizou, ao canal CBS17, que é seguro para os motoristas dirigirem por cima e por baixo da ponte. "Continuamos monitorando [a ponte] como fazemos com muitas paredes para garantir que não haja problemas", disse Bullock.
"A primeira parte da parede o empreiteiro construiu um pouco mais reto, então há uma ligeira curva que algumas pessoas notam", explicou o engenheiro. "É o que cria um pouco dessa ilusão — um tipo de visualização pela qual pode parecer [que a ponte] se inclina para a frente", disse Bullock.
O departamento responsável pela construção também atestou que não há motivos para preocupação. "A NCDOT está satisfeita com o produto final da ponte suspensa, pois atende aos critérios de projeto, aos requisitos de segurança. É funcionalmente sólida e atende com sucesso às necessidades do intercâmbio [de veículos]", informou um representante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.