Exército chileno acha corpos de tripulação de helicóptero caído há 40 anos
Após 40 anos, o exército chileno anunciou no sábado (13) que encontrou os corpos dos tripulantes de um helicóptero que caiu em 26 de novembro de 1981, no morro El Plomo, na região do Valle Nevado, no Chile.
Devido ao degelo que afetou a área, o veículo aéreo foi finalmente avistado em janeiro por uma aeronave civil, a uma altitude de mais de 5.000 metros. Logo notou-se que se tratava de um helicóptero Lama, com registro H159, pertencente ao exército.
Entretanto, o acidente aéreo só pôde ser investigado no dia 13 deste mês, já que o helicóptero estava em uma região de difícil acesso, no gelo da Cordilheira dos Andes. Uma equipe de 40 militares e outras 50 pessoas trabalharam na operação, além de integrantes de um grupo local de operações especiais da polícia.
Foram encontrados os restos mortais do segundo-tenente Eduardo Reyes, do cabo Ramón Sepúlveda e do agrimensor Mario Benavides, que trabalhava com levantamento topográfico. A sobrinha de Eduardo, Maria Darriglandie Reyes, disse à rádio local Cooperativa, que ainda "tinha esperança de que encontrassem" o cadáver do tio.
O tenente Eduardo será enterrado ao lado dos pais dele e dos avós de Maria. "Muita emoção, realmente, sentir que ele está mais perto do que nunca e que descanse em paz", afirmou a sobrinha.
O Exército do Chile postou no Twitter fotos das cerimônias de despedida dos soldados cujos restos foram encontrados. "Em resposta às famílias do segundo-tenente Eduardo Reyes e do senhor Mario Benavides, o Exército chileno despede de seus companheiros que morreram em um acidente em 1981 em Cerro El Plomo, enquanto realizavam atividades de serviço", escreveram as forças armadas.
A equipe de busca ainda não localizou os despojos do piloto do helicóptero, o Tenente Ricardo Vizcaya. A investigação possui previsão para ser finalizada hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.