Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto atinge Japão e gera alerta de tsunami

Imagem de arquivo de bandeira do Japão; país foi atingido por terremoto que gerou alerta de tsunami - Ted Aljibe/AFP
Imagem de arquivo de bandeira do Japão; país foi atingido por terremoto que gerou alerta de tsunami Imagem: Ted Aljibe/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/03/2021 09h06Atualizada em 20/03/2021 09h16

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter foi registrado na costa leste do Japão hoje e fez com que as autoridades emitissem um alerta de tsunami de cerca de um metro. Não há relatos de feridos ou danos graves.

O tremor aconteceu às 18h09 (horário local), a uma profundidade de 60 quilômetros nas águas do oceano Pacífico, próximo à costa da região de Miyagi. Os tremores também foram sentidos na capital, Tóquio.

A emissora estatal NHK compartilhou um vídeo no Twitter que mostra como o terremoto foi sentido na cidade de Sendai, na prefeitura de Miyagi.

Vários serviços de trem na região foram suspensos como medida de precaução.

Segundo a Associated Press, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um aviso para um tsunami de até 1 metro de altura para a prefeitura de Miyagi imediatamente após o terremoto, mas o suspendeu cerca de 90 minutos depois. O tsunami pode já ter atingido partes da costa de Miyagi, segundo a NHK.

O terremoto ocorreu poucos dias depois de o Japão lembrar os dez anos do tremor de magnitude 9, que desencadeou um tsunami que danificou a usina de Fukushima, no dia 11 de março de 2011.

A Autoridade de Regulamentação Nuclear disse que nenhuma anormalidade foi detectada em usinas nucleares na região, incluindo a de Fukushima.

O Japão está situado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, área caracterizada por forte atividade sísmica.

* Com informações da Reuters e Deutsche Welle