Topo

Esse conteúdo é antigo

Ingleses se aglomeram, bebem e 'brigam' em primeiro dia sem lockdown; veja

Estudantes ajudam amigo a subir em árvore, em praça de Nottingham - Reprodução/YouTube/The Sun
Estudantes ajudam amigo a subir em árvore, em praça de Nottingham Imagem: Reprodução/YouTube/The Sun

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2021 11h02

O fim do lockdown começou ontem no Reino Unido e jovens foram flagrados formando aglomerações para beber e dançar em parques públicos durante o dia quente da primavera europeia. Apesar do fim das medidas restritivas, as regras britânicas ainda indicam o isolamento social, sem que haja encontro com mais de seis pessoas.

Grupos com mais de seis pessoas foram vistos reunidos na cidade de Nottingham, incluindo jovens embriagados, que iniciaram trocas de socos, chutes e empurrões em uma roda, sem cumprir qualquer distanciamento.

Os estudantes envolvidos na briga atraíram os olhares de centenas de colegas, que também quebravam as regras de distanciamento social para ver de perto o que estava acontecendo. Além da proximidade, os jovens jogavam bebidas para o alto e batiam palmas, enquanto muitos se juntavam à roda de confusões e dançavam com o grupo.

Um aventureiro, puxando a camisa sobre o nariz como uma máscara improvisada, disse: "Todos estão se sentindo felizes de novo, e isso é o que é importante". "É assim que deve ser", acrescentou um amigo dele, falando sobre os parques lotados em entrevista ao The Sun.

Ao final de toda a celebração ilegal, algumas pessoas foram vistas chorando nos arbustos, enquanto outras jogavam latas e garrafas de bebidas vazias na grama.

Desde ontem, seis pessoas, ou duas famílias inteiras, podem se encontrar em ambientes abertos no país. Esta é a primeira vez em quatro meses que grupos desse tamanho têm permissão legal para se encontrar, na Inglaterra.

Pessoas aproveitando o clima quente em uma praia de Bournemouth, na Inglaterra - Andrew Matthews/PA Images via Getty Images - Andrew Matthews/PA Images via Getty Images
Pessoas aproveitando o clima quente em uma praia de Bournemouth, na Inglaterra
Imagem: Andrew Matthews/PA Images via Getty Images

A chamada "Regra dos Seis" ainda estará em vigor no mês que vem, quando pubs e salões de beleza reabrirem. Os planos de liberação gradual no Reino Unido vão até o dia 21 de junho, data estabelecida para a volta do funcionamento de casas noturnas e casamentos sem limite de convidados.

Mesmo com o fim do lockdown, as medidas de isolamento social continuam sendo indicadas pois o coronavírus segue circulando nos territórios e qualquer pessoa pode ser contaminada pela doença. Se o número de casos e mortos voltar a aumentar no Reino Unido, pode ser que o lockdown seja reestabelecido.

De acordo com a contagem oficial da Universidade Johns Hopkins, até hoje, o Reino Unido registrou 4,3 milhões de casos e 126,8 mil mortes em razão da covid-19. Mais de 30 milhões de cidadãos do país já foram vacinados, com 57% dos adultos já recebendo pelo menos uma dose.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto informava que 5,5% da população do Reino Unido foi vacinada. Na verdade, mais de 30 milhões de britânicos receberam pelo menos uma dose de vacinas, o que representa 57% da população adutla. Cerca de 6% dos adultos receberam as duas doses. A informação foi corrigida.