Ingleses se aglomeram, bebem e 'brigam' em primeiro dia sem lockdown; veja
O fim do lockdown começou ontem no Reino Unido e jovens foram flagrados formando aglomerações para beber e dançar em parques públicos durante o dia quente da primavera europeia. Apesar do fim das medidas restritivas, as regras britânicas ainda indicam o isolamento social, sem que haja encontro com mais de seis pessoas.
Grupos com mais de seis pessoas foram vistos reunidos na cidade de Nottingham, incluindo jovens embriagados, que iniciaram trocas de socos, chutes e empurrões em uma roda, sem cumprir qualquer distanciamento.
Os estudantes envolvidos na briga atraíram os olhares de centenas de colegas, que também quebravam as regras de distanciamento social para ver de perto o que estava acontecendo. Além da proximidade, os jovens jogavam bebidas para o alto e batiam palmas, enquanto muitos se juntavam à roda de confusões e dançavam com o grupo.
Um aventureiro, puxando a camisa sobre o nariz como uma máscara improvisada, disse: "Todos estão se sentindo felizes de novo, e isso é o que é importante". "É assim que deve ser", acrescentou um amigo dele, falando sobre os parques lotados em entrevista ao The Sun.
Ao final de toda a celebração ilegal, algumas pessoas foram vistas chorando nos arbustos, enquanto outras jogavam latas e garrafas de bebidas vazias na grama.
Desde ontem, seis pessoas, ou duas famílias inteiras, podem se encontrar em ambientes abertos no país. Esta é a primeira vez em quatro meses que grupos desse tamanho têm permissão legal para se encontrar, na Inglaterra.
A chamada "Regra dos Seis" ainda estará em vigor no mês que vem, quando pubs e salões de beleza reabrirem. Os planos de liberação gradual no Reino Unido vão até o dia 21 de junho, data estabelecida para a volta do funcionamento de casas noturnas e casamentos sem limite de convidados.
Mesmo com o fim do lockdown, as medidas de isolamento social continuam sendo indicadas pois o coronavírus segue circulando nos territórios e qualquer pessoa pode ser contaminada pela doença. Se o número de casos e mortos voltar a aumentar no Reino Unido, pode ser que o lockdown seja reestabelecido.
De acordo com a contagem oficial da Universidade Johns Hopkins, até hoje, o Reino Unido registrou 4,3 milhões de casos e 126,8 mil mortes em razão da covid-19. Mais de 30 milhões de cidadãos do país já foram vacinados, com 57% dos adultos já recebendo pelo menos uma dose.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.