Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco celebra missa privada com cardeal Becciu

O cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, em foto de 2018 - Andreas Solaro/AFP
O cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, em foto de 2018 Imagem: Andreas Solaro/AFP

Colaboração para o UOL

01/04/2021 17h13Atualizada em 01/04/2021 21h45

De acordo com a imprensa italiana, o papa Francisco celebrou hoje a Missa de Quinta-Feira Santa na capela do apartamento privado do cardeal italiano Angelo Becciu, que em setembro de 2020 foi forçado a se demitir pelo próprio papa do seu cargo de prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, uma das mais altas figuras da hierarquia da Igreja Católica.

Segundo a justiça vaticana, Becciu estaria envolvido no escândalo financeiro da compra de imóveis de luxo em Londres pela Santa Sé. O cardeal teria investido cerca de 100 milhões de libras esterlinas (R$ 727 milhões) em um portfólio de apartamentos de alto nível na capital britânica. Nenhum julgamento foi aberto ainda no tribunal do Vaticano e Becciu sempre se declarou inocente.

Francisco também retirou do purpurado italiano todos os seus direitos vinculados ao cardinalato, principalmente a possibilidade de eleger um novo papa durante um futuro conclave ou assessorar o atual pontífice. A punição foi considerada sem precedentes.

O encontro teria acontecido por volta das 17h30 na Itália, 13h30 no horário de Brasília, no Palácio do Santo Ofício, que abriga a residência do cardeal.

Na manhã de hoje, o papa presidiu a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, mas não compareceu à celebração "in Coena Domini" (da Ceia do Senhor), também na basílica vaticana, que recorda a Última Ceia de Jesus com os seus apóstolos, e que ficou a cargo do decano do Colégio Cardinalício, o cardeal italiano Giovanni Battista Re.

O canal de notícias oficial do Vaticano, citando fontes próximas ao cardeal Angelo Becciu, confirmou que o encontro aconteceu, mas por se tratar de um compromisso privado do papa, a Santa Sé não comenta oficialmente.