Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália tem 1ª morte causada pela covid-19 registrada em 2021

Austrália tem 1ª morte causada pela covid-19 em quase 6 meses - James D. Morgan/Getty Images
Austrália tem 1ª morte causada pela covid-19 em quase 6 meses Imagem: James D. Morgan/Getty Images

Colaboração para o UOL*

13/04/2021 10h36Atualizada em 13/04/2021 11h12

A Austrália registrou hoje uma morte causada pela covid-19 pela primeira vez em 2021. A vítima foi um homem de 80 anos, que fez recentemente uma viagem às Filipinas e estava de quarentena em um hotel no estado de Queensland quando testou positivo para o vírus. Foi a primeira nova morte no país desde o dia 19 de outubro do ano passado. Em dezembro, uma morte foi registrada, mas foi uma recontagem de um óbito anterior a essa data.

Com isso, o país chegou a 910 mortes causadas pela covid-19. A Austrália foi uma das nações que melhor controlou a pandemia em todo mundo e, atualmente, tem uma média móvel de nove casos registrados por dia, segundo levantamento da agência Reuters.

De acordo com a chefe do Escritório Médico de Queensland, Jeanette Young, o idoso contraiu a doença nas Filipinas e recebeu o diagnóstico em 25 de março, enquanto cumpria a quarentena obrigatória a todas as pessoas, australianas ou não, que chegam de outros países.

Segundo Jeanette Young, o risco de transmissão da covid-19 no Estado está controlado porque todas as pessoas que estavam no mesmo voo desse idoso já cumpriram a quarentena obrigatória e, portanto, não transmitem mais o vírus. Ela reforçou o pedido para que todos apresentando qualquer sintoma façam o teste da covid-19.

O ministro da Saúde australiano, Greg Hunt, no entanto, fez questão de frisar a diferença da Austrália para o resto do mundo, que vive um aumento progressivo de novos casos e mortes causadas pela covid-19.

"Embora globalmente agora, vemos que estamos nos aproximando de 3 milhões de vidas perdidas, cada vida perdida deve ser lamentada. Cada vida perdida é um lembrete do desafio global, onde uma média de mais de 500.000 casos por dia este ano em todo o mundo. Isso nos lembra da diferença extraordinária entre a Austrália e o exterior.", Hunt.

Para o ministro, esse caso serve de alerta para o país de que a pandemia continua forte em todo o mundo, e que o vírus sempre encontra uma forma de voltar.

"Há uma pandemia global que continua a assolar em todo o mundo, com casos tendo aumentado significativamente no último mês, depois de ter reduzido significativamente desde meados de janeiro. Esta doença encontra uma maneira de voltar.", disse.

Desde o início da pandemia, a Austrália perdeu 910 vidas para a covid-19. Ao todo, o país tem quase 30 mil casos registrados em mais de um ano do primeiro caso confirmado.

(Com Agência Estado)