Cadáver com covid surge em praia e faz Vanuatu aumentar cerco contra covid
Vanuatu, país insular do Pacífico, suspendeu as viagens de ida e volta por três dias para a ilha principal, Efate, após descobrir que o corpo encontrado em uma praia da sua costa marítima testou positivo para covid-19, quarto caso no país desde o começo da pandemia.
As informações foram divulgadas hoje pela Rádio Nova Zelândia (RNZ). O caso trata-se de um pescador das Filipinas recém-falecido, cujo cadáver foi encontrado no dia 11 de abril e encaminhado para o necrotério da capital, Port Vila, segundo relatório.
A emissora informou que no mesmo dia que o corpo foi encontrado, um navio petroleiro com bandeira do Reino Unido notou que faltava um dos tripulantes enquanto saía de Port Vila, sendo detido pelas autoridades de Vanuatu em meio à investigação sobre a morte.
De acordo com a CNN Internacional, não ficou claro no relatório da RNZ se o homem morreu de covid-19 ou como ele foi parar na praia.
A RNZ disse que o primeiro-ministro de Vanuatu, Bob Loughman, anunciou a confirmação do caso positivo com as autoridades de saúde no Hospital Central de Port Vila. Ele fez um apelo para que o público pudesse fazer testes voluntariamente no hospital.
O diretor-geral de Saúde de Vanuatu, Russell Tamata, afirmou que há kits suficientes no país para realizar os testes e fazer o rastreamento de contatos que habitantes da ilha poderiam ter tido com o corpo.
Tamata confirmou que 16 pessoas foram colocadas em quarentena em um hotel, a maioria delas policiais que compareceram ao local onde o corpo foi encontrado em 11 de abril. Apesar disso, ele disse que o risco de transmissão comunitária é baixo.
A CNN lembrou que a maioria dos países insulares remotos do Pacífico Sul reportaram poucos casos de covid-19 e Vanuatu, com cerca de 300 mil habitantes, não foi diferente.
O país havia registrado até então somente três casos positivos: um em novembro de 2020 e dois em março deste ano. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
No Twitter, o líder da oposição ao governo de Vanuatu afirmou que embora o país tenha imposto "protocolos de quarentena admiravelmente rígidos em todos os portos de entrada no país", eles não previram que um corpo com covid-19 poderia chegar à costa e ser colocado no "único necrotério do país". Veja abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.