Topo

Esse conteúdo é antigo

Americano diz que não pode ser preso por racismo e é preso por... racismo

Suspeito não se intimidou com a gravação e se rotulou orgulhosamente de "racista" - Reprodução/Twitter/@DavidBegnaud
Suspeito não se intimidou com a gravação e se rotulou orgulhosamente de 'racista' Imagem: Reprodução/Twitter/@DavidBegnaud

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2021 11h10

Um homem que afirmou que não poderia ser preso por ser racista, enquanto disparava injúrias raciais a uma mulher negra, foi preso exatamente por essa causa, no estado norte-americano de Ohio.

O caso se passou em um condomínio de apartamentos, no dia 17 de abril e só ganhou notoriedade agora. O suspeito, James Rhodes, avistou Kiuna Larkins fazendo entregas de comida no local. A mulher estava com seu filho de 2 anos no carro, mas, mesmo assim, foi chamada de "negra de m..." e ouviu que teria a cabeça estourada pelo agressor, entre outras injúrias.

"Sim, eu sou um racista, eu sou uma p... de um racista. Eu tenho uma Ak-47 aqui no meu carro e vou estourar sua cabeça", disse ele, mesmo sendo filmado.

Sem responder com veemência aos insultos proferidos pelo homem de meia-idade, Larkins pegou o celular e filmou o que estava sendo dito. Rhodes, entretanto, não se intimidou pelo registro e orgulhosamente se rotulou de "racista".

A altercação começou a chamar a atenção do condomínio e, de acordo com o site Indy 100, outras pessoas chegaram à cena para prestar apoio à mulher negra. Ao ver o grupo reunido, Rhoades sugeriu que eles chamassem a polícia: "O que eles [a polícia] vão fazer? Me prender", ironizou.

O vídeo foi compartilhado na internet e logo chegou ao Departamento de Polícia de Stow, cidade onde foi gravado. Os insultos raciais e ameaças proferidos por Rhodes foram caracterizados como crime de ódio, ameaça agravada e intimidação étnica, delitos que ocasionaram sua prisão.

Após ser detido, o homem tentou justificar suas ações, dizendo que estava fora de si e controlado pelo sentimento de raiva. A polícia ainda investiga o caso e tenta confirmar se o suspeito realmente tem uma arma, conforme dito por ele durante as ameaças.

O Wyndham Ridge Apartments, local do incidente, declarou que emitiu um aviso para Rhoades deixar seu apartamento, visto que o condomínio está "comprometido em criar um ambiente seguro, protegido e inclusivo".