Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem pula no mar para salvar baleia presa em corda e vira herói no TikTok

Vídeo de Samuel Synstelien salvando baleia já conseguiu mais de 8 milhões de visualizações - Reprodução/TikTok
Vídeo de Samuel Synstelien salvando baleia já conseguiu mais de 8 milhões de visualizações Imagem: Reprodução/TikTok

Do UOL, em São Paulo

06/06/2021 14h59Atualizada em 06/06/2021 14h59

Um jovem identificado como Samuel Synstelien virou um herói na rede social TikTok depois de compartilhar os registros da saga para salvar uma baleia, presa em uma corda no meio do oceano.

O rapaz, que não deu detalhes sobre a localização da aventura, saltou de um barco para tentar desprender o mamífero, enquanto era gravado por um amigo. Os vídeos, postados em 21 de maio, mostram que Samuel teve dificuldade para se manter na água, com uma temperatura de menos de 10 graus celsius no ambiente.

"Você não pode entrar, cara...a menos que", fala o amigo de Samuel em um dos registros, com o jovem contando que no mesmo momento já estava tirando a roupa para entrar na água só de short, evitando que a água pesasse sobre suas roupas e ignorando as baixas temperaturas.

Logo em seguida ele faz a primeira tentativa, conseguindo pular sobre a baleia, visivelmente enrolada em uma linha azul, mas sem sucesso para desenrolar manualmente. Então ele volta ao barco, pega um objeto cortante e salta de novo, carregando a faca na boca.

Mas a tentativa é frustrada novamente quando a baleia começa a bater a cauda na água, espirrando muita água sobre Samuel. "Eu quase não queria tentar novamente", contou o rapaz em post no TikTok.

@samuelsynstelien9

Part 5. The second jump got a little sketchy. I almost didn't want to try again.

♬ original sound - samuelsynstelien9

Apesar da frustração, ele decide tentar mais uma vez. Sob os gritos de incentivo do amigo, que o mandava "cortar para que ela (a baleia) não morresse", o jovem lutou contra a resistência da baleia, que continuava se debatendo, e conseguiu libertá-la.

O vídeo original do salvamento já tem mais de 8 milhões de visualizações.

@samuelsynstelien9

Me in the water, my best friend driving the boat. That time we saved a whale.

♬ Oh No, Oh No, Oh No No No Song - Tiktok Remix - Tik tok