Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque a mercado em região da Etiópia deixa 64 mortos e 180 feridos

Mulher é levada para o Ayder Referral Hospital, em Mekele, após ataque aéreo na região do Tigré, na Etiópia - Tigray Guardians 24 via Reuters
Mulher é levada para o Ayder Referral Hospital, em Mekele, após ataque aéreo na região do Tigré, na Etiópia Imagem: Tigray Guardians 24 via Reuters

Do UOL, em São Paulo *

24/06/2021 11h09Atualizada em 24/06/2021 12h18

Pelo menos 64 pessoas morreram e 180 ficaram feridas em um ataque aéreo de forças governamentais contra um mercado na localidade de Togoga, na região do Tigré, realizado na última terça-feira (22), disse hoje uma autoridade regional de saúde à AFP.

"Até agora, há 64 mortos e 180 feridos em Togoga. O ataque aéreo foi contra um mercado e, portanto, há muitas, mas muitas pessoas feridas", disse Mulu Atsbaha, conselheiro encarregado de saúde infantil e materna no governo regional.

"Houve muitos feridos e mortos", disse Birhan Gebrehiwet, uma sobrevivente cuja casa perto do mercado foi destruída ontem. "Passamos por cima deles e de seu sangue", acrescentou.

Birhan disse que estava comprando bebidas na hora do almoço quando aconteceu o ataque. "Tenho certeza de que veio do ar", afirmou.

Apoiado por tropas eritreias, o Exército da Etiópia faz uma operação no norte desde novembro contra as forças das antigas autoridades regionais.

Familiares de um homem gravemente ferido no ataque disseram que ele testemunhou duas explosões de projéteis lançados de aviões. Procuradas pela AFP, as autoridades etíopes não fizeram comentários.

Na última segunda-feira (21), foram realizadas eleições em grande parte da Etiópia, mas não em Tigré, devido ao conflito em curso que, segundo a ONU, deixou 350 mil pessoas à beira da fome.

* Com informações da AFP, em Mekele (Etiópia)