Topo

Esse conteúdo é antigo

Detonação de fogos de artifício ilegais causa explosão e fere 17 nos EUA

Ainda não se sabe porque o veículo não conteve a explosão - Reprodução/Twitter/@CBSLA
Ainda não se sabe porque o veículo não conteve a explosão Imagem: Reprodução/Twitter/@CBSLA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2021 09h57Atualizada em 01/07/2021 13h25

Uma explosão inesperada gerou caos em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ontem, um caminhão do esquadrão antibombas do departamento de polícia da cidade carregava 2,27 toneladas de fogos de artifício ilegais quando o material foi detonado. Porém, a explosão foi maior que a planejada, deixando o veículo em pedaços. O impacto destruiu janelas de casas e feriu 17 pessoas que estavam no local.

Entre os afetados estão nove policiais do LAPD, sete cidadãos e um oficial do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos. Segundo o Los Angeles Times, apenas três dos envolvidos sofreram ferimentos graves e foram internados no hospital, enquanto os demais tiveram lesões superficiais.

Os fogos de artifício haviam sido apreendidos de uma casa onde também foram encontrados dispositivos explosivos improvisados. Arturo Cejas foi preso na operação sob a acusação de posse de materiais destrutivos. A intenção do homem seria vender os objetos pelo bairro durante a comemoração do Dia da Independência dos Estados Unidos, no dia 4 de julho.

Na tentativa de destruir o carregamento com segurança, o esquadrão antibombas transferiu tudo para a câmara de ferro de um caminhão que deveria conter a explosão.

Entretanto, de acordo com o chefe de polícia Michel Moore, houve uma "falha catastrófica" que acabou causando um estrago na vizinhança. O motivo do estouro descontrolado está sendo investigado.