Topo

Esse conteúdo é antigo

Veja imagens de antes e depois de área afetada pelas chuvas na Alemanha

Vista aérea da cidade alemã Erftstadt-Blessem, uma das mais afetadas pelas chuvas e inundações que atingem a Alemanha - REUTERS/Rhein-Erft-Kreis
Vista aérea da cidade alemã Erftstadt-Blessem, uma das mais afetadas pelas chuvas e inundações que atingem a Alemanha Imagem: REUTERS/Rhein-Erft-Kreis

Do UOL*, em São Paulo

16/07/2021 18h44Atualizada em 16/07/2021 20h02

A Europa ocidental está sendo castigada pelas fortes chuvas que atingem a região. A Alemanha, país mais afetado pela situação, já tem pelo menos 103 mortes e mais de 1.000 desaparecidos em meio aos alagamentos, segundo as últimas atualizações.

Entre as causas dos óbitos, estão os deslizamentos de terra no país, que cobriram bairros de lama. A atual situação é considerada a pior catástrofe do país desde o fim da Segunda Guerra Mundial e imagens de antes e depois mostram o rastro de destruição causado pelas chuvas.

Veja a seguir o antes e o depois de uma área da cidade alemã Erftstadt-Blessem, uma das mais afetadas pelas chuvas que atingem o país europeu. A foto recente é da Reuters e a antiga é do Google Earth.

antes e depoiss - Google Earth/ REUTERS/ Rhein-Erft-Kreis - Google Earth/ REUTERS/ Rhein-Erft-Kreis
Vista aérea da cidade de Erftstadt-Blessem, na Alemanha, antes e depois das chuvas
Imagem: Google Earth/ REUTERS/ Rhein-Erft-Kreis

As perdas

"Em poucos minutos, a casa foi inundada", diz Cornelia Schlösser, uma padeira que perdeu sua loja centenária em Schuld, cidade no oeste da Alemanha distante cerca de 70 km de Erftstadt-Blessem e que também foi devastada por uma forte tempestade.

"O forno estragou", afirma a mulher de cabelos grisalhos na casa dos 50 anos, após retornar ao local do desastre hoje.

"Tudo começou na cidade vizinha. Colocamos uma bomba d'água no porão, mas não ajudou. Em minutos, a casa foi inundada", lembra Schlösser.

"Há 48 horas que vivemos um pesadelo; voltamos, mas não podemos fazer nada", acrescentou a mulher.

Como ela, vários moradores de Schuld, cidade de cerca de 700 habitantes, caminhavam entre as ruínas do que foi um popular ponto de excursão, perto de Bonn, no verde Vale do Ahr.

O aumento das águas devido às chuvas torrenciais, num terreno que sofreu vários períodos de estiagem, fez com que o rio devastasse todas as cidades por onde passava pacificamente.

Casas foram demolidas, paredes arrastadas e telhados arrancados, assim como pontes e estradas destruídas.

O cantão de Ahrweiler, onde está localizada a cidade, registrou a maioria das mortes no oeste da Alemanha.

alemanha - REUTERS - REUTERS
Em Schuld, na Alemanha, a chuva arrastou várias casas
Imagem: REUTERS

Apocalipse em 15 minutos

No entanto, Schuld não contabilizou nenhum morto até agora, um milagre, como comentam seus moradores: a água do rio, que costuma passar de um metro de altura, chegava a 8 metros, segundo diversos meios de comunicação.

"Caravanas e carros foram varridos, árvores arrancadas, casas derrubadas. Moramos aqui em Schuld há mais de 20 anos e nunca vimos nada parecido", diz Hans-Dieter Vrancken, um morador de 65 anos. "É como uma guerra", destaca.

Thomas Geilen, 53 anos, viajou para apoiar seu filho de 28 anos. Ele estava reformando uma casa na cidade e planejava se mudar para lá em duas semanas.

"Anteontem chegou à tarde, por volta das 18/19 horas a água subiu mais. Dez minutos depois, havia água dentro da casa", explica Geilen.

Todas as lojas do centro da cidade foram devastadas: padaria, cabeleireiro, peixaria, hotel, confeitaria. Cerca de cinquenta casas foram danificadas, várias devem ser demolidas.

Com suas ferramentas e algumas máquinas, auxiliadas por bombeiros, os esforços dos moradores para retirar os escombros que obstruem as ruas parecem em vão.

Agron Berischa, principal autoridade do cantão Bad Neuenahr-Ahrweilercerca, que fica a 40 quilômetros de distância, se espantou com a velocidade do desastre.

"Às 23h30 só havia um pouco de água, à 1h da manhã estava tudo debaixo d'água. Nosso apartamento, nosso escritório, a casa dos vizinhos. Em quinze minutos", lamentou.

* Com informações da AFP