PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Drones filmam encontro entre família de orcas e turistas

Encontro entre família de orcas e expedição de mergulhadores aconteceu em 13 de julho - Reprodução/Instagram/@mike_korostelev
Encontro entre família de orcas e expedição de mergulhadores aconteceu em 13 de julho Imagem: Reprodução/Instagram/@mike_korostelev

Do UOL, em São Paulo

28/07/2021 20h05Atualizada em 28/07/2021 20h56

Um grupo de mergulhadores da Rússia recebeu uma surpresa interessante no último dia 13 de julho, enquanto fazia uma expedição na ilha Sacalina, a maior do país: a visita de uma família composta por sete orcas, que nadavam próximas umas as outras.

Um drone capturou imagens aéreas do "encontro", enquanto os mamíferos cercavam a embarcação com os observadores, chegando a encostar nela.

O líder da expedição, Mike Korostelev, de 39 anos, responsável por guiar o equipamento que registrou o momento, explicou que o grupo partiu para a viagem já com o objetivo de encontrar os golfinhos de maior porte que conhecidamente ocupam a área, e que já haviam feito mergulhos com snorkel por seis dias.

baleias ilha russa - Reprodução/Instagram/@mike_korostelev - Reprodução/Instagram/@mike_korostelev
Baleias se aproximaram do barco de expedição em ilha russa
Imagem: Reprodução/Instagram/@mike_korostelev

"Depois de vários dias nós encontramos essa família muito curiosa. Todos no nosso barco ficaram tão felizes, porque nós finalmente alcançamos o nosso sonho", comemorou Mike.

Mas apesar da receptividade das orcas, encontrá-las não foi um golpe de sorte. O chefe dos mergulhadores usou o drone para conseguir localizar os animais, tendo sucesso no último dia ao visualizar a família.

Com a aproximação do barco, elas nadaram em direção ao veículo e começaram a encostar seus corpos nas laterais, afirmou Mike.

Os mergulhadores ainda tiraram fotos e fizeram um vídeo de dentro do barco, antes de pular e ir ao mar para registros submarinos.

Ainda segundo os expedicionários, alguns dos animais eram visivelmente adultos, enquanto outras aparentavam ser mais jovens, levando em consideração seu tamanho. Orcas normalmente atingem entre cinco e sete metros de comprimento e pesam de 1.400 a 5.400 kg, dependendo da idade e gênero, segundo o jornal britânico DailyMail.

Errata: o texto foi atualizado
Diferente do informado anteriormente, orcas não são baleias, mas sim membros da família de golfinhos de maior porte

Internacional