Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é alertada sobre cor da pele ao usar roupa amarela e descobre câncer

Chelsey La Frentz, de 25 anos, portadora de câncer nas vias biliares  - Reprodução/Instagram
Chelsey La Frentz, de 25 anos, portadora de câncer nas vias biliares Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/08/2021 15h54Atualizada em 10/08/2021 15h54

Uma mulher de Adelaide, na Austrália, descobriu que estava com câncer após um alerta de companheiros de trabalho, que notaram que sua pele estava tão amarela quanto o uniforme de trabalho usado por ela.

Alarmada pela observação dos colegas, em uma loja de departamentos do país, Chelsey La Frentz, de 25 anos, procurou um hospital, onde os primeiros exames já indicaram problemas no fígado. Ainda assim, a primeira médica que a atendeu minimizou os resultados, também com base na cor da roupa que a paciente usava.

"Ela achou eu estava amarela por causa do uniforme. Recomendou que eu ficasse tranquila, porque eu era nova", contou ela sobre o parecer da médica ao site local 9 News.

Mas La Frentz estava, na verdade, com icterícia, quando a pele assume um tom amarelado pelo acúmulo de bilirrubina no sangue. Já no mês seguinte, ela começou a sentir fortes dores e ter problemas para se alimentar, indo até uma emergência do hospital local.

"O médico veio até mim e minha mãe e disse: 'você não está bem, isso parece câncer'", lembra a jovem. "Fiquei entorpecida".

Mais tarde, os médicos do Hospital Royal Adelaide confirmaram a suspeita inicial: La Frentz estava com câncer nas vias biliares, os dutos que transportam bile, um fluído que ajuda na digestão dos alimentos, pelo fígado.

A australiana reagiu bem ao tratamento de quimioterapia, mas o câncer voltou no mês passado e agora se tornou terminal, segundo o site. "É muito assustador. Eles disseram que era terminal, e que a quimioterapia pode estender minha vida por alguns meses ou anos", relata.

"Eu tento ser positiva. Milagres acontecem. Vou tentar encolher esse menino mau (se referindo ao câncer) com todas as minhas forças", escreveu ela em uma publicação no Instagram.

La Frentz afirmou ainda, em entrevista à mídia australiana, que deseja alertar outras pessoas jovens sobre a importância de ir ao médico realizar exames de rotina. "Você se acha jovem e pensa que vai ficar bem, mas isso pode afetar qualquer pessoa", encerra.