Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra banhistas no mar ao lado de dezenas de tubarões-leopardo

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 20h59Atualizada em 18/08/2021 08h44

O biólogo-marinho Andrew Nosal, professor de Ciências Ambientais e Oceânicas da Universidade de San Diego (EUA), registrou com seu drone, banhistas nadando ao lado de dezenas de tubarões-leopardo em uma praia de La Jolla, localizada em San Diego, estado da Califórnia (EUA).

Apesar de parecerem assustadores para muitos, podendo atingir 1,5 metro de comprimento, ele explica que esses animais são inofensivos aos humanos, por isso, foram flagrados nadando tranquilamente ao lado de banhistas em San Diego. "[Esses tubarões] são, em sua maioria, 97%, fêmeas grávidas maduras. Acreditamos que estejam incubando seus embriões em águas excepcionalmente calmas e quentes", explica Nosal ao UOL.

O especialista estuda especificamente esses animais desde 2007 e afirmou que eles são comuns na costa de San Diego entre agosto e setembro, podendo ser encontrados também nos meses do verão e outono (junho a dezembro).

A gravação dos tubarões foi feita durante levantamento diário feito com um drone, na última quinta-feira (12) e logo chamou atenção, já que os animais estavam muito próximo à areia da praia, perto da "altura do joelho"."Com base em nossa pesquisa de rastreamento acústico, esses tubarões exibem filopatria anual, que significa 'amante do lar': eles retornam a este local todos os anos", explicou.

Ele conta que, durante a noite, os animais se dispersam em busca de comida, em uma dieta baseada em peixes pequenos usados comumente como iscas, lulas, polvos, caranguejos e até lagostas.

Hoje, eles representam um potencial econômico para San Diego e a costa californiana. "Esses delicados tubarões alimentam uma próspera indústria de ecoturismo local, que oferece passeios de mergulho com snorkel e caiaque para vê-los", conclui.