Vídeo mostra interior de avião militar com mais de 600 afegãos; assista
Um vídeo mostra as mais de 600 pessoas que conseguiram escapar de Cabul, no Afeganistão, a bordo de um avião militar norte-americano. Nas imagens, a maior parte dos refugiados estão sentados, mas alguns estão de pé.
A aeronave dos Estados Unidos decolou ontem do Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul com mais de 600 afegãos a bordo, número cinco vezes superior ao limite máximo recomendado.
O vídeo foi publicado no perfil do Instagram do ativista afegão Rustam Wahab, que reside no Reino Unido, e mostra imagens internas do US Globemaster C17. Todos os passageiros foram enviados para o Catar.
De acordo com as especificações da fabricante da aeronave, o veículo foi desenvolvido para a Força Aérea norte-americana e pode carregar até 134 soldados sentados. Logo, a ocupação de hoje é cerca de cinco vezes maior do que a recomendada.
Segundo o Defense One, o avião não planejava levar tantos passageiros, mas pessoas em pânico entraram na rampa meio-aberta da aeronave.
Milhares de civis tentam deixar Cabul após a tomada do poder pelo Taleban, e alguns recorreram a medidas de desespero ao se agarrarem na parte externa de um avião militar que partia de Cabul com funcionários da embaixada dos EUA, mas acabaram caindo após a decolagem. Ao menos sete pessoas morreram.
Após o episódio, os voos comerciais foram cancelados e retomados horas depois, mas o grupo extremista bloqueou as estradas que dão acesso ao aeroporto. Hoje, o o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse que as operações no aeroporto foram retomadas e informou que os EUA enviaram mais militares para auxiliar no transporte das pessoas.
Segundo Kirby, os Estados Unidos enviaram cerca de 1 mil soldados para o Afeganistão, totalizando, agora, 3,5 mil militares no país, que deverão auxiliar no transporte de centenas de pessoas em voos para dentro e para fora do país.
"Apenas na aeronave militar, acreditamos conseguir transportar entre cinco e nove mil pessoas por dia", declarou o porta-voz, ponderando, entretanto, que isso depende de condições externas, como os fatores do clima e da segurança.
Em entrevista coletiva hoje, o porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid adotou tom moderado e disse que o grupo quer paz, negou represálias contra antigos adversários e afirmou que os direitos das mulheres serão protegidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.