Topo

Esse conteúdo é antigo

Marsupial 'voador' aprende truques com tutora e faz sucesso no Tiktok; veja

Titan Bool aprendeu a planar até as mãos da tutora e está aprendendo novos truques - Reprodução/TikTok/@titanbool
Titan Bool aprendeu a planar até as mãos da tutora e está aprendendo novos truques Imagem: Reprodução/TikTok/@titanbool

Colaboração para o UOL, em Santos

19/08/2021 13h05

O perfil de um pequeno marsupial chamado Titan Bool vem chamando atenção de quem gosta dos vídeos do Tiktok. Com 1,4 milhão de seguidores e mais de 12,7 milhões de curtidas, o animalzinho de características inusitadas, entre elas a habilidade de planar, é da espécie petauro-do-açúcar (Petaurus breviceps) e encanta os usuários com os truques que aprende com a sua tutora.

Criado como um animalzinho de estimação, Titan Bool escala superfícies íngremes, sobe em portas, ensaia saltos arriscados e aprendeu a planar até as mãos da tutora, que posta vídeos das acrobacias feitas por ele periodicamente.

O Petaurus breviceps, conhecido vulgarmente como petauro-do-açúcar, é uma espécie de possum planador, originária da Austrália, da Nova Guiné e do Arquipélago de Bismarck. Trata-se de um animal onívoro, que se alimenta de insetos e seiva de plantas.

Os possums são marsupiais de pelagem cinzenta, de dimensões que variam desde o tamanho de um dedo (possum-pigmeu) até o tamanho de um antebraço. Os possums costumam ser noturnos, escondendo-se em ninhos feitos em troncos ocos durante o dia e saindo para procurar comida durante a noite. Eles desempenham o mesmo papel nos ecossistemas que os esquilos do hemisfério norte.

Nos milhões de comentários postados nos vídeos, é possível notar que muitos usuários confundem Titan Bool com um morcego, por sua habilidade em planar.

A habilidade em planar do petauro-do-açúcar se deve à existência de uma membrana que liga os braços às pernas, formando uma espécie de "asa".

Com o tempo, Titan Bool foi ganhando novos amigos, que o seguem em suas acrobacias. Sua tutora trouxe para casa outros animaizinhos da espécie, para que possam fazer-lhe companhia. Em cativeiro, o petauro-do-açúcar pode sobreviver até 12 anos.