Topo

Esse conteúdo é antigo

Embaixada dos EUA no Afeganistão alerta americanos a evitarem aeroporto

20.ago.2021 - Afegãos se reúnem em uma estrada perto da parte militar do aeroporto de Cabul, na esperança de fugir do país após a tomada militar do Taleban no Afeganistão - Wakil Kohsar/AFP
20.ago.2021 - Afegãos se reúnem em uma estrada perto da parte militar do aeroporto de Cabul, na esperança de fugir do país após a tomada militar do Taleban no Afeganistão Imagem: Wakil Kohsar/AFP

Do UOL*, em São Paulo

25/08/2021 21h39

A Embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão emitiu um alerta hoje, pedindo aos seus cidadãos que evitem ir ao aeroporto da capital Cabul por "ameaças à segurança do lado de fora dos portões".

"Cidadãos americanos que estão nos portões Leste, Norte ou Abbey devem sair imediatamente", diz o comunicado.

Agências de inteligência internacionais alertaram que há um risco crescente de um atentado do Estado Islâmico no local.

Desde que o Talibã tomou controle do país em 15 de agosto, o aeroporto Hamid Karzai foi palco de cenas desesperadas. Mais cedo, vídeos publicados em redes sociais mostram o trajeto que afegãos precisam fazer para chegar até o local, atravessando uma vala de água suja.

Na semana passada, bebês foram entregues a soldados americanos e britânicos por cima da cerca. Antes, ao menos duas pessoas morreram após escalarem a parte externa de um avião que decolava.

O secretário de Estado, Anthony Blinken, disse acreditar que menos de mil americanos continuam no país. Mais de 70 mil pessoas teriam deixado o Afeganistão em aeronaves dos Estados Unidos ou de aliados.

Os voos de evacuação foram acelerados após o presidente dos EUA Joe Biden manter a data final de saída em 31 de agosto. O Talibã também reforçou que não aceitaria uma prorrogação desse prazo.

*Com Reuters