Topo

Esse conteúdo é antigo

Tubarão com 'rosto de porco' é encontrado morto em ilha na Itália

Animal foi encontrado por autoridades italianas no Mar Mediterrâneo - Reprodução/Isoladelbaapp.com
Animal foi encontrado por autoridades italianas no Mar Mediterrâneo Imagem: Reprodução/Isoladelbaapp.com

Colaboração para o UOL

14/09/2021 23h04Atualizada em 15/09/2021 16h54

Um tubarão com cara de porco com pouco mais de um metro de comprimento intrigou oficiais da Marinha em Elba, uma ilha italiana localizada no Mar Mediterrâneo. As imagens do animal exótico vêm chamando a atenção desde que foram publicadas nas redes sociais, no começo do mês.

Conhecido popularmente como "tubarão-porco", o animal trata-se de um tubarão-áspero-angular (Oxynotus centrina). A espécie — que vive no lado ocidental do Oceano Atlântico, da Noruega à África do Sul — tem barbatanas dorsais espinhosas, olhos separados, nariz arredondado e rosado, semelhante a um porco — e emite som que lembra o do mamífero.

Segundo a página do Facebook Isola d'Elba App, as autoridades encontraram o bicho já morto, boiando no mar de Portoferraio. Ao retirá-lo da água, eles perceberam a intrigante semelhança entre tubarão e porco.

Ameaçado de extinção, o tubarão-áspero-angular está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Segundo a IUCN, a espécie vive nas profundezas do oceano: já foi vista entre 200 e 2.200 pés (60 a 670 metros) abaixo da superfície. Além disso, chega a ter cerca de um metro de comprimento e, por seu tamanho, atrai pescadores.