Topo

Esse conteúdo é antigo

Médicos removem rins gigantes de 35 kg de paciente com doença hereditária

Warren Higgs, um ex-contador, teve uma vida normal até os 35 anos, quando foi notado o crescimento anormal de seus rins - Divulgação
Warren Higgs, um ex-contador, teve uma vida normal até os 35 anos, quando foi notado o crescimento anormal de seus rins Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

07/10/2021 10h33Atualizada em 08/10/2021 09h19

Um britânico de 54 anos que sofria com uma doença renal policística (DRP) foi submetido a uma cirurgia de retirada dos seus dois rins, que pesavam 35 kg no total. Isso é três vezes mais do que o maior rim registrado anteriormente na Índia, de 7,4 kg. A doença se intensificou nos últimos cinco anos e fez com que metade do seu corpo ficasse paralisada, segundo a BBC.

O rim esquerdo do paciente tinha 42 cm por 27 cm, enquanto o direito possuía 49 cm por 28 cm. Por enquanto, ele será submetido a sessões de diálise até que os médicos decidam sobre a possibilidade de um transplante.

"Disseram-me que havia um risco de 50% de eu morrer em consequência da operação, mas foi um sucesso e agora estou me recuperando", disse. "Vou voltar para a academia agora também, o que é ótimo".

Warren Higgs, um ex-contador, tinha uma vida normal até os 35 anos. Ele se queixava de muitas dores e, por causa da doença, sofreu um aneurisma que paralisou seu lado direito e mais seis derrames que danificaram também o lado esquerdo do cérebro. Para se mover o homem depende de uma cadeira de rodas especial.

Mas estes não foram os únicos incômodos que Higgs precisou lidar todos os dias. Seus rins cresceram tanto que estavam esmagando o coração, os pulmões e estômago. Para piorar a situação, o britânico teve uma pneumonia e sofreu um acidente que o deixou com costelas quebradas este ano.

"É horrível porque não consigo me mover. Não consigo respirar. Você simplesmente não consegue fazer nada.", disse em uma entrevista à BBC.

A Doença Renal Policistica é um distúrbio hereditário em que grupos de cistos se desenvolvem nos rins levando-os a crescer muito. Os cistos não são cancerígenos e possuem fluidos aquosos.

Diante da necessidade da cadeira de rodas, o filho dele, de 19 anos, e duas empresas locais organizaram uma vaquinha para comprar o equipamento. As doações foram feitas pela plataforma Gofundme e eles arrecadaram um pouco mais de R$ 75 mil.

"Apesar de tudo isso, você nunca o vê sem um sorriso no rosto, e ele é conhecido por espalhar positividade por toda a comunidade. Warren está sempre encontrando maneiras de ajudar os outros na comunidade e sempre colocando os outros antes de si mesmo. Uma nova cadeira de rodas será uma mudança de vida para Warren. Isso o ajudará a recuperar a independência e a mobilidade que ele já teve", descrevem os autores na página de doação.