Aprovação de Biden só não é pior do que a de Trump, aponta pesquisa
A aprovação de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos só não é pior do que a de Donald Trump. É o que aponta pesquisa Gallup, divulgada hoje pela CNN.
De acordo com o levantamento, o democrata tem, com aproximadamente nove meses de mandato, 42% de aprovação dos americanos. Já o republicano apresentava 37% a essa altura do mandato, em 2017. A Gallup faz essa pesquisa há quase 50 anos (confira mais abaixo a lista de aprovações).
Os números de Biden caíram rapidamente nas pesquisas da Gallup nos últimos meses. Até junho, 56% do país aprovava o trabalho que o democrata estava fazendo. Esse número começou a cair no final do verão — 49% de aprovação em agosto para 43% em setembro — e permaneceu nesse número baixo durante a maior parte do outono.
Essa queda vertiginosa aconteceu em meio a uma série de eventos negativos, como a retirada das tropas americanas do Afeganistão, aumento de casos da covid-19 por causa da variante delta e problemas na cadeia de abastecimento.
A CNN aponta que há um perigo no índice de aprovação de Joe Biden para os candidatos de seu partido nas próximas eleições de meio de mandato. Se a avaliação estiver inferior a 50%, os democratas podem perder cerca de 37 cadeiras na Câmara. Em 2018, por exemplo, o índice de aprovação de Trump na pesquisa final do Gallup antes da eleição estava atolado na casa dos 40 e os republicanos perderam 40 cadeiras na Câmara.
Biden 42% (272 dias)
Donald Trump 37% (283 dias)
Barack Obama 52% (271 dias)
George W. Bush 88% (288 dias)
Bill Clinton 47% (271 dias)
George HW Bush 70% (289 dias)
Ronald Reagan 53% (286 dias)
Jimmy Carter 54% (277 dias)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.