Após quatro dias, família atolada em deserto na Austrália é resgatada
Um casal que viajava com os seus dois filhos foram resgatados hoje depois de ficarem quatro dias atolados no interior da Austrália devido a fortes chuvas. A família foi resgatada de helicóptero, informou a polícia.
Ori e Lindsey Zavros e os filhos Zoe e Zne viajavam pelo remoto deserto de Simpson, no centro da Austrália, quando seu motorhome ficou atolado na última sexta-feira (12). As inundações na região impediram as operações de resgate durante o fim de semana.
Respondendo a uma sinalização de emergência, a Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA, na sigla em inglês) teve que lançar do ar um telefone por satélite para poder se comunicar com a família devido às inundações e ao isolamento da região, que fica 150 quilômetros ao noroeste da pequena cidade de Oodnadatt
"A família foi levada em seguida de avião para Coober, onde passará a noite e decidirá sobre sua viagem", afirmou a polícia em um comunicado.
A família chegou ao deserto no dia 8. No Instagram onde divulgavam imagens da viagem em família, o casal comunicou que estava seguro e que a prioridade agora era voltar para casa.
"Estamos salvos. Temos muitas pessoas para agradecer e muitas mensagens e emails para responder. Vamos responder a todos vocês em breve. Agora nossa prioridade é fazer com que Zoe e Zane estejam confortáveis e voltar logo para casa", diz o post.
A cidade desértica de Alice Springs registrou no início da semana passada a maior quantidade de chuva em um único dia desde 2001, o que transformou o rio Todd, que é intermitente e permanece seco a maior parte do tempo, em uma torrente.
As chuvas também provocaram inundações e alertas em grandes áreas do sul e do leste do país
Nos últimos anos, a Austrália tem sofrido períodos de seca, incêndios florestais e inundações cada vez mais extremas, provocadas pela mudança climática.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.