Topo

Esse conteúdo é antigo

Órgão dos EUA autoriza reforço da Pfizer e da Moderna para todos os adultos

Autorização foi dada hoje pela FDA, que faz trabalho semelhante ao da Anvisa no Brasil - Hannah Beier/Reuters
Autorização foi dada hoje pela FDA, que faz trabalho semelhante ao da Anvisa no Brasil Imagem: Hannah Beier/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/11/2021 11h36Atualizada em 19/11/2021 12h33

A agência FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos), dos Estados Unidos, autorizou hoje a aplicação de uma dose de reforço da Moderna ou da Pfizer para todos os adultos do país que tomaram alguma vacina contra a covid-19.

Agora, qualquer adulto nos EUA que tomou a dose única da Janssen contra a covid-19 ou as duas doses da Pfizer ou da Moderna — as três vacinas já autorizadas pela FDA contra a doença — poderá se dirigir a um posto de vacinação para receber o reforço.

Para quem tomou duas doses da Moderna e da Pfizer, o reforço deve ser aplicado seis meses após a segunda aplicação. Para quem recebeu a vacina da Janssen, a segunda dose deve ser aplicada dois meses depois da aplicação da dose única inicial.

"Autorizar uma dose de reforço da vacina da Moderna ou da Pfizer contra a covid-19 para indivíduos com 18 anos ou mais ajuda a fornecer proteção contínua" contra o novo coronavírus, disse, em nota, Janet Woodcock, comissária da FDA.

Segundo ela, a autorização da FDA visa proteger os adultos especialmente dos quadros mais graves do novo coronavírus, como a hospitalização e a morte pela doença.

Antes do anúncio de hoje, uma dose de reforço da Moderna ou da Pfizer estava autorizada nos EUA apenas para:

  • Pessoas com 65 anos ou mais que receberam a dose única da Janssen ou as duas da Pfizer ou da Moderna;
  • Pessoas entre 18 e 64 anos com comorbidades que podem potencializar a gravidade da covid-19;
  • Pessoas entre 18 e 64 anos com exposição frequente ao novo coronavírus, como os trabalhadores da área da saúde.

A decisão também visa facilitar o entendimento da população americana sobre as doses de reforço, de acordo com o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, Peter Marks.

"Simplificar os critérios de elegibilidade e tornar as doses de reforço disponíveis para todos os indivíduos com 18 anos ou mais também ajudará a eliminar a confusão sobre quem pode recebê-la", afirmou ele, também em nota.

Atualmente, o equivalente a 57,75% da população dos EUA já recebeu ao menos uma dose da Janssen ou duas doses da Pfizer ou da Moderna contra a covid-19, segundo dados atualizados ontem pelo painel Our World in Data.

A porcentagem é menor que a do Brasil, onde 59,73% da população já recebeu ao menos uma dose da Janssen ou duas da AstraZeneca, da Pfizer ou da CoronaVac, segundo dados de ontem consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.