Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Tornados atingem 5 estados e deixam ao menos 70 mortos no Kentucky

Do UOL, em São Paulo*

11/12/2021 09h11Atualizada em 12/12/2021 07h39

Ao menos cinco estados foram atingidos por tornados na noite de ontem nos Estados Unidos. Segundo o NOAA Storm Prediction Center (em português, Centro de Previsão de Tempestade), foram relatados 24 tornados no Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri e Tennessee.

Só no Kentucky foram registrados 70 mortos, muitos deles trabalhadores de uma fábrica de velas, e pelo menos seis morreram em Illinois no desabamento de um depósito da Amazon que processava encomendas para o Natal. No total, foram 84 mortes confirmadas em todos os estados atingidos, segundo balanço da CNN com as autoridades locais.

O colapso do teto de uma fábrica de velas deixou um grande número de vítimas na cidade de Mayfield, a cidade mais afetada, no Kentucky. Cerca de 110 trabalhadores estavam no local. De acordo com o governador do Kentucky, Andy Beshear, 40 pessoas foram resgatadas.

O canal de televisão WLKY compartilhou imagens do rastro de destruição deixado pelo tornado. Carros ficaram amassados após serem arrastados pelas ruas, e focos de incêndio foram registrados. Em outros vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o centro de Mayfield completamente destruído.

Galpão da Amazon em Illinois é destruído

As tempestades atingiram principalmente estados do sudeste e centro-sul dos Estados Unidos. Funcionários da Amazon estavam presos em um posto de distribuição da empresa que ficou destruído em Illinois, segundo as autoridades. A imprensa diz que poderia haver até cem pessoas no local.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Sarah Bierman disse que seu parceiro que estava no armazém está desaparecido.

"Falei com ele por volta das 20h, um pouco antes de mandar uma mensagem, e ele estava voltando ao depósito para deixar sua van. E não tive notícias dele desde então", disse. "Decidi vir aqui para ver o que estava acontecendo. Não fazia ideia de que o prédio estava em estado tão ruim. Estou muito preocupada. Só quero saber se ele está bem", acrescentou ela.

11.dez.2021 - Galpão da Amazon em Edwardsville, Illinois, ficou completamente destruído após a passagem de um tornado; havia funcionários no local - Chris Phillips/Maverick Media Group/Reuters - Chris Phillips/Maverick Media Group/Reuters
Galpão da Amazon em Edwardsville, Illinois, ficou completamente destruído após a passagem de um tornado; havia funcionários no local
Imagem: Chris Phillips/Maverick Media Group/Reuters

O governador de Illinois, JB Pritzker, escreveu no Twitter: "Minhas orações estão com o povo de Edwardsville esta noite, e conversei com o prefeito para fornecer todos os recursos estaduais necessários".

A Amazon disse que está avaliando a situação e os danos, segundo declaração de um porta-voz da empresa em comunicado.

Total de mortes nos estados chega a 79

Mais nove mortes foram registradas nos outros estados. Três morreram no Arkansas, segundo balanço da CNN. No Tennessee, ao menos três pessoas morreram em acidentes relacionados com as tempestades, segundo um responsável pela gestão de emergências citado pela imprensa local.

No Missouri, segundo a Deutsche Welle, uma pessoa morreu de 84 morreu e outras duas ficaram feridas após desabamento de edifícios perto de Defiance e New Melle. Outras duas mortes foram confirmadas em Illinois,

Além do tornado e das chuvas, segundo o canal CNN, ao menos 300.000 pessoas amanheceram sem energia elétrica neste sábado.

*Com informações da AFP