Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Não vacinados imploram por doses "tarde demais", diz médico inglês

O médico Tom Lawton alerta para o avanço da ômicron e reforça necessidade de vacinação - Reprodução/Bradford Teaching Hospitals
O médico Tom Lawton alerta para o avanço da ômicron e reforça necessidade de vacinação Imagem: Reprodução/Bradford Teaching Hospitals

Colaboração para o UOL

20/12/2021 12h31Atualizada em 21/12/2021 08h15

"Uma das coisas mais difíceis para mim são as pessoas implorando para serem vacinadas, quando, infelizmente, é tarde demais, porque eles já contraíram covid". O desabafo é do médico inglês Tom Lawton, que atua em uma UTI (Unidade de Terapita Intensiva) de West Yorkshire, na Inglaterra.

Durante a entrevista ao Yorkshire Live, Lawton apelou para as pessoas se vacinarem antes de uma "onda gigantesca na forma de ômicron", como ele mesmo definiu. O médico recebeu na semana passada a medalha de Ordem do Império Britânico, diretamente do Príncipe William.

"A ômicron é particularmente perigosa porque pode ser transmitida por pessoas que já se tiveram covid ou foram vacinadas com duas doses", explica. "Agora, espero que essas pessoas não fiquem tão doentes com covid, mas elas podem transmitir o vírus a outras pessoas que não tiveram essa proteção. Isso significa que se você não foi vacinado, entrará em contato com a ômicron e poderá ficar muito, muito mal com isso."

Retorno das restrições

Países e cidades da Europa anunciaram o retorno de restrições para conter o avanço da covid-19 e da variante ômicron. As previsões da Comissão Europeia apontam que a nova cepa, ainda mais contagiosa que as anteriores, será dominante no continente em meados de janeiro.

No Reino Unido, 12 pessoas infectadas com a ômicron morreram e 104 foram hospitalizadas, em plena onda de infecções, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro Dominic Raab.

Novas restrições contra a covid-19 são inevitáveis, uma vez que, sem elas, o sistema de saúde vai entrar em colapso, afirmou o prefeito de Londres, Sadiq Khan, à BBC, neste domingo. Khan declarou "estado de grande incidente" no sábado para ajudar os hospitais da capital britânica a lidarem com a alta de casos de covid-19 causada pela variante ômicron.

*com a Reuters