Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudante grava momento em que é 'abordada' por onça-parda na Costa Rica

Colaboração para o UOL, em Santos

19/01/2022 12h02

Uma estudante de turismo ecológico e estagiária do Parque Nacional do Corcovado, na Costa Rica, passou por uma experiência que considera "a mais louca e tenebrosa" da sua vida, ao se deparar em uma trilha com uma onça-parda. O inusitado — e arriscado — encontro foi gravado em vídeo pela estudante e publicado nas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver o instante em que o animal se aproxima de Maria José Fallas Quirós, observando-a atentamente. A onça então a cheira e depois, assustada com algum sons distantes, foge embrenhando-se novamente na mata.

A estudante contou que começou a tremer assim que a onça se aproximou dela. Ela afirma que o animal chegou a tocá-la com uma das patas dianteiras. "Senti emoção e medo ao mesmo tempo", diz ela no comentário de um post que publicou nas redes sociais.

A onça-parda ou puma (Puma concolor) é também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio. É um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo da América. Medindo até 1,55 metro de comprimento, sem contar a cauda, e pesando até 72 quilos, é considerado o segundo maior felídeo das Américas.

É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, podendo ser encontrada desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando florestas densas e até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico. É capaz de sobreviver em áreas alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

A onça-parda não está em risco de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já desapareceu de algumas localidades da América do Norte, Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.