Topo

Esse conteúdo é antigo

Em meio a tensão com Rússia, EUA fecham embaixada em Kiev, na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

14/02/2022 16h26

Os Estados Unidos anunciaram na tarde de hoje o fechamento da embaixada americana em Kiev, na Ucrânia, e estão "realocando temporariamente" os seus funcionários para Lviv, uma cidade localizada no oeste do país, segundo informou a rede de TV americana CNN. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Anthony Blinken, por meio de comunicado.

Ordenei essas medidas por uma razão —a segurança de nossa equipe— e pedimos veementemente a qualquer cidadão americano restante na Ucrânia que deixe o país imediatamente. Secretário de Estado Anthony Blinken, em comunicado.

"Essas precauções prudentes de forma alguma prejudicam nosso apoio ou nosso compromisso com a Ucrânia. Nosso compromisso com a soberania e integridade territorial da Ucrânia é inabalável", acrescentou, em seguida.

"Também continuamos nossos esforços sinceros para alcançar uma solução diplomática e continuamos engajados com o governo russo após a ligação do presidente Biden com o presidente Putin e minha discussão com o ministro das Relações Exteriores Lavrov", concluiu Blinken.

A Rússia tem mais de 100 mil soldados, tanques e mísseis concentrados ao longo da fronteira ucraniana, mas nega a intenção de invadir o país vizinho. No entanto, o regime de Vladimir Putin reclama de uma eventual adesão de Kiev à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar criada para fazer frente à extinta União Soviética.

Para Putin, a Otan é uma ameaça à segurança da Rússia por sua expansão na região. Por isso, o presidente quer uma declaração formal de que a Ucrânia nunca vai se filiar à aliança.

Em contrapartida, os Estados Unidos e países aliados do Ocidente (como o Reino Unido, França e a Alemanha) têm dito repetidas vezes que a Rússia pode invadir a Ucrânia "a qualquer momento" e ameaçam o país com "sanções econômicas severas" e "resposta ágil", caso a invasão ocorra.

Moscou, por sua vez, acusa os países ocidentais —em especial os Estados Unidos— de fazerem "histeria e alarmismo" sobre um ataque russo à Ucrânia, o que, segundo eles, não estaria em seus planos.

A Rússia já anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014, o que culminou em sanções econômicas dos EUA e da União Europeia. O país também é acusado de financiar os rebeldes pró-Moscou que controlam as autoproclamadas Repúblicas de Lugansk e Donetsk, na região de Donbass.