Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra centenas de pássaros caindo mortos sobre casas no México

Colaboração para o UOL, em Santos

14/02/2022 14h45

Imagens captadas por câmeras de segurança mostram o momento em que centenas de pássaros da espécie graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus xanthocephalus) caem mortos sobre as casas e uma rua na cidade de Chihuahua, no norte do México. Autoridades mexicanas se declararam perplexas com as imagens.

O fato ocorreu na manhã de 7 de fevereiro. A polícia local investigou a área da ocorrência e confirmou ter encontrado "centenas" de aves mortas.

Todos os anos, no inverno, bandos de aves dessa espécie migram do norte do Canadá para o México. Mas esta é a primeira vez que se registra um incidente dessa magnitude.

No vídeo, é possível ver quando o que parece uma nuvem grande de pássaros cai do céu, se chocando contra telhados das casas e o asfalto da rua. O jornal El Heraldo de Chihuahua informou que os moradores locais chamaram a polícia após se depararem com os pássaros mortos nas ruas.

Ao saírem das casas e avistarem os pássaros mortos na rua, moradores chamaram a polícia - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Ao saírem das casas e avistarem os pássaros mortos na rua, moradores chamaram a polícia
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Eles ficaram tão assustados que chegaram a publicar posts e comentários nas redes questionando se o fim do mundo estava chegando.

"O apocalipse chegou. Todos serão julgados", comentou uma internauta. "Quando os pássaros caírem do céu, é porque o fim do mundo está próximo", escreveu outro.

Fumaça tóxica pode ter sido a causa

As autoridades ainda não sabem dizer o que causou a morte das aves, mas um veterinário local sugeriu que elas podem ter inalado fumaça tóxica de um aquecedor próximo ou sido vítimas de sobrecarga de cabos elétricos.

Outra explicação possível é que o incidente pode ter sido resultado de um erro de rota dos pássaros. Quando voam em bandos, ele se mantém juntos até nos momentos de mudança de direção. Por isso, uma das hipóteses é de que o bando de graúnas possa ter cometido um erro de cálculo ao tentar fugir de um predador.

Um incidente semelhante aconteceu no Reino Unido este mês, quando centenas de pássaros foram vistos caindo do céu em Pembrokeshire. O caso também intrigou autoridades, que não souberam dizer a razão da ocorrência.