Topo

Esse conteúdo é antigo

Crise com a Rússia: Bilionários deixam a Ucrânia em jatinhos, diz site

Ucrânia treina civis para defesa em caso de invasão da Rússia; veja fotos

Colaboração para o UOL

14/02/2022 13h18Atualizada em 14/02/2022 13h46

Bilionários ucranianos estão deixando o país em meio à possibilidade de invasão pela Rússia. Segundo o site de notícias Ukrayinska Pravda, cerca de 20 aviões fretados e jatos particulares saíram de Kiev, capital da Ucrânia, somente ontem.

O multibilionário Rinat Akhmetov, presidente do clube de futebol Shakhtar Donetsk, e o líder político Borys Kolesnikov estariam entre os que querem deixar a Ucrânia. O ex-vice-primeiro-ministro negou a informação, afirmando que a aeronave decolou para Praga, na República Tcheca, apenas para manutenção.

Apesar de um avião do presidente do Shakhtar ter deixado a Ucrânia no domingo, o empresário já teria saído do país em 30 de janeiro com destino a Zurique, na Suíça.

O site de notícias, que traz registros de voos na matéria, também cita o milionário Igor Abramovich. O empresário teria pago por um jatinho para 50 pessoas, entre elas políticos e parceiros de negócios, com destino a Viena, na Áustria.

A reportagem do portal ucraniano ainda cita os empresários Viktor Pinchuk, Oleksandr Yaroslavskyi, Andriy Stavnitser, Vadym Nesterenko, Vadym Stolar e Vasyl Khmelnytskyi. A assessoria de imprensa de Stavnitzer disse que o empresário apenas viajou a negócios e retorna à Ucrânia em breve, enquanto Khmelnytsky afirmou que volta ao país no próximo dia 20.

Ucrânia treina civis

Moradores de Kiev, na Ucrânia, participaram ontem de um treinamento militar para defesa em caso de invasão da Rússia em meio à tensão com o país liderado por Vladimir Putin. Segundo a Getty, a iniciativa foi organizada por membros do Setor Direito, partido de extrema-direita e movimento político ucraniano.

Mais de 150 mil soldados russos estão mobilizados nas fronteiras com a Rússia e com Belarus. Ao sul do país, navios enviados pelo Kremlin, sede do governo russo, manobram no mar Negro e no mar de Azov, mas o país nega que tenha a intenção de invadir a Ucrânia. Os Estados Unidos, porém, afirmam que a Rússia pode ocupar a Ucrânia a "qualquer momento".

O treinamento para civis inclui o uso de armas, exercícios de medicina tática e comportamento seguro durante a detecção de explosivos.