Ataque destrói prédio do governo em Kharkiv, na Ucrânia; veja vídeo
Imagens captaram o momento em que um ataque do Exército russo atingiu um prédio do governo no centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.
O ataque aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), sexto dia da invasão da Rússia ao país. Ao menos dez pessoas morreram, segundo o governo ucraniano.
O prédio fica localizado na principal praça de Kharkiv, no centro da cidade. Segundo a agência Interfax, foguetes também atingiram parte de uma área residencial.
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, reagiu ao ataque e disse que "não havia nenhum alvo militar na praça, assim como naquelas áreas residenciais de Kharkiv".
"Um míssil na praça central é terror puro. Ninguém vai perdoar. Ninguém vai esquecer. Um ataque a Kharkiv é um crime de guerra. Este é um terrorismo de estado russo", declarou.
O ataque também deixou ao menos 20 pessoas feridas, segundo informações iniciais. De acordo com o governo ucraniano, o trabalho de resgate continua no local.
Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa. A cidade está sob cerco intenso desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada (24).
Essa é a segunda vez que Kharkiv é alvo de um grande ataque russo desde o início da guerra, mas, até o momento, o comando municipal da localidade permanece nas mãos dos ucranianos. Fontes militares apontam que o foco do ataque era a equipe que está guiando a defesa da cidade.
(Com AFP, Reuters e Ansa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.