Tradutor se emociona em discurso de Zelensky ao parlamento europeu; assista
Do UOL, em São Paulo
01/03/2022 10h22
O discurso do presidente ucraniano Volodimir Zelensky feito hoje de manhã por videoconferência ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, emocionou o tradutor encarregado de repassar a mensagem em inglês.
"Nós estamos... Só pela nossa terra. E pela nossa liberdade", disse o tradutor com a voz embargada, após aplausos de diplomatas.
Veja a seguir o discurso em inglês:
"We desire to see our children alive. I think it's a fair one."
-- CNN (@CNN) March 1, 2022
Ukrainian President Volodymyr Zelensky was met with a standing ovation from the European Parliament after a powerful speech that caused the EU translator on the English language feed to choke up with emotion. pic.twitter.com/kTlBGO6GEq
Em seguida, é possível perceber que o tradutor respira fundo, ainda emocionado, e se concentra para seguir traduzindo o discurso de Zelensky. "Todos os nossos cidadãos estarem trancados em casa. Ontem (28), 16 crianças foram mortas. Queremos ver as nossas crianças vivas", disse o presidente ucraniano.
"Nós estamos lutando pelas nossas vidas, pela nossa liberdade. Estamos lutando por sobrevivência. Essa é a nossa maior motivação", complementou, em relato feito no sexto dia de invasão russa a Ucrânia.
Em seguida, complementou: "Mas nós também estamos lutando para sermos membros da UE [União Europeia]. Acredito que, hoje, nós estamos mostrando ao mundo exatamente quem nós somos". Zelensky assinou ontem um pedido formal para a Ucrânia ingressar na UE.
O mandatário ucraniano ainda acusou a Rússia de fazer terrorismo após as tropas comandadas pelo presidente Vladimir Putin bombardearem um prédio do governo de Kharkiv, deixando ao menos dez mortos na segunda maior cidade do país, informou o governo ucraniano. "Isso é terror contra a Ucrânia", disse.
Todos os diplomatas se levantaram para bater palmas, no fim do discurso de Zelensky.
Imagens captaram o momento em que um ataque do Exército russo atingiu um prédio do governo no centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.
O prédio fica localizado na principal praça de Kharkiv, no centro da cidade. Segundo a agência Interfax, foguetes também atingiram parte de uma área residencial.
Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa. A cidade está sob cerco intenso desde que a Rússia ordenou a invasão contra a Ucrânia.
Essa é a segunda vez que Kharkiv é alvo de um grande ataque russo desde o início da guerra, mas, até o momento, o comando municipal da localidade permanece nas mãos dos ucranianos. Fontes militares apontam que o foco do ataque era a equipe que está guiando a defesa da cidade.
- Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia no UOL News com Fabíola Cidral:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.