Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: membro da Organização da Segurança na Europa é morta em bombardeio

Proximidades do prédio de administração regional de Kharkiv - REUTERS
Proximidades do prédio de administração regional de Kharkiv Imagem: REUTERS

Colaboração para o UOL, em Brasília

02/03/2022 21h41

Uma integrante da OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) morreu ontem durante um bombardeio em Kharkiv, disse a instituição em comunicado divulgado nesta quarta-feira (2).

Identificada como Maryna Fenina, ela fazia parte da Missão Especial de Monitoramento da OSCE para a Ucrânia.

"Nossas mais profundas condolências vão para a família de Maryna, um membro valioso da equipe. Nossos colegas na Ucrânia permanecem em contato próximo com sua família para oferecer nosso apoio", afirmaram, em nota o presidente em exercício da OSCE e Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, e a Secretária Geral da OSCE, Helga Maria Schmid.

Segundo o órgão, Maryna foi morta enquanto buscava suprimentos para sua família em uma cidade que se tornou uma zona de guerra.

"Em Kharkiv e outras cidades e vilas na Ucrânia, mísseis, bombas e foguetes estão atingindo prédios residenciais e centros urbanos, matando e ferindo civis inocentes —mulheres, homens e crianças."

No comunicado, os porta-vozes condenaram o conflito armado.

"Apesar de repetidos apelos de toda a comunidade internacional e de toda a OSCE, a operação militar contra a Ucrânia continua. Condenamos veementemente o aumento dos bombardeios nos centros das áreas urbanas causando morte e ferimentos a civis e reiteramos nosso apelo à Federação Russa para uma imediata cessação das hostilidades e se engajar em um diálogo significativo"

Pelo menos 21 pessoas morreram e 112 ficaram feridas no bombardeio na cidade, nas últimas 24 horas, disse hoje o governador regional Oleg Synegubov.

As autoridades afirmaram que ataques com mísseis russos atingiram o centro da segunda maior cidade da Ucrânia, incluindo áreas residenciais e o prédio da administração regional.

Guerra entre Rússia e Ucrânia 7º dia; veja imagens