Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia e Ucrânia dizem que 2ª rodada de negociações acontece nesta quinta

Do UOL, em São Paulo*

02/03/2022 20h28Atualizada em 02/03/2022 20h51

A segunda rodada de negociações em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia acontecerá amanhã, informaram hoje os dois países. Segundo agências de notícias russas, os negociadores do país esperam encontrar as autoridades ucranianas em Belarus na manhã desta quinta-feira (horário local) para um possível cessar-fogo.

"Até onde eu sei, a delegação ucraniana já deixou Kiev e está a caminho agora. Estamos esperando por eles amanhã", informou o negociador de Moscou, Vladimir Medinsky, como mostrou a agência russa TASS.

Ao contrário do que noticiou ontem a agência estatal russa RIA Novosti, um membro da delegação ucraniana, David Arakhamia, afirmou que o encontro não deve ocorrer em Belovezhskaya Pushcha, na fronteira de Belarus e Polônia, mas, sim, em outro lugar, o qual ele não especificou.

"A informação sobre as negociações em Belovezhskaya Pushcha não corresponde à realidade. A negociação realmente vai acontecer, mas o lugar é outro. Todos os detalhes serão divulgados mais tarde", escreveu em sua página no Facebook.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy havia dito anteriormente que a Rússia precisa parar de bombardear seu país se quiser negociar. Os ataques, entretanto, continuaram durante o dia de hoje.

No início do dia, o secretário de imprensa da Rússia, Dmitry Peskov, disse que o Kremlin está aberto às tratativas com o país vizinho. Ele não antecipou, porém, quais assuntos podem ser discutidos na reunião.

A segunda reunião entre os altos escalões da Rússia e da Ucrânia, que deve ocorrer amanhã, foi marcada após a primeira ter terminado sem um acordo de cessar-fogo, na última segunda-feira (28).

* Com informações da Reuters.