Rússia e Ucrânia dizem que 2ª rodada de negociações acontece nesta quinta
A segunda rodada de negociações em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia acontecerá amanhã, informaram hoje os dois países. Segundo agências de notícias russas, os negociadores do país esperam encontrar as autoridades ucranianas em Belarus na manhã desta quinta-feira (horário local) para um possível cessar-fogo.
"Até onde eu sei, a delegação ucraniana já deixou Kiev e está a caminho agora. Estamos esperando por eles amanhã", informou o negociador de Moscou, Vladimir Medinsky, como mostrou a agência russa TASS.
Ao contrário do que noticiou ontem a agência estatal russa RIA Novosti, um membro da delegação ucraniana, David Arakhamia, afirmou que o encontro não deve ocorrer em Belovezhskaya Pushcha, na fronteira de Belarus e Polônia, mas, sim, em outro lugar, o qual ele não especificou.
"A informação sobre as negociações em Belovezhskaya Pushcha não corresponde à realidade. A negociação realmente vai acontecer, mas o lugar é outro. Todos os detalhes serão divulgados mais tarde", escreveu em sua página no Facebook.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy havia dito anteriormente que a Rússia precisa parar de bombardear seu país se quiser negociar. Os ataques, entretanto, continuaram durante o dia de hoje.
No início do dia, o secretário de imprensa da Rússia, Dmitry Peskov, disse que o Kremlin está aberto às tratativas com o país vizinho. Ele não antecipou, porém, quais assuntos podem ser discutidos na reunião.
A segunda reunião entre os altos escalões da Rússia e da Ucrânia, que deve ocorrer amanhã, foi marcada após a primeira ter terminado sem um acordo de cessar-fogo, na última segunda-feira (28).
* Com informações da Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.