Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Polícia da Ucrânia prende 5 homens com munições em metrô usado como abrigo

Do UOL, em São Paulo

02/03/2022 08h45Atualizada em 02/03/2022 09h08

A Polícia Nacional da Ucrânia informou hoje que prendeu cinco homens que se escondiam numa estação de metrô com munições de arma de fogo. Desde o dia 24 de fevereiro, estações de metrô foram desativadas em Kiev para serem usadas como abrigos em caso de ataques aéreos da Rússia.

Segundo a polícia, os homens passariam a noite no abrigo para se proteger. Um deles estava repassando informações sobre o posicionamento das Forças Armadas da Ucrânia por mensagem.

Agentes também abordaram uma dupla que se comportava de forma suspeita. Durante a busca, a Polícia Nacional encontrou munição dentro de um bicho de pelúcia. Um dos homens é de Belarus —o país é aliado da Rússia, mas diz que não participará do ataque.

02.mar.22 - Polícia da Ucrânia prende 5 homens com munições em metrô usado como abrigo - Polícia Nacional da Ucrânia/Divulgação - Polícia Nacional da Ucrânia/Divulgação
Imagem: Polícia Nacional da Ucrânia/Divulgação

Moradores de Kiev denunciaram outros dois homens que estavam na estação de metrô. Foram encontradas munição, uma faca baioneta e drogas.

Todos os homens foram detidos e a Polícia Nacional conduzirá uma investigação sobre o caso. Quatro deles não tiveram a nacionalidade divulgada.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, liberou o uso das estações de metrô como abrigos no primeiro dia de ataque russo à Ucrânia. Famílias com crianças pequenas e animais domésticos estão no local.

Um balanço divulgado hoje pela ONU (Organização das Nações Unidas), aponta que quase 836 mil pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa.