Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia atacou orfanatos, diz Ucrânia: 'Putin está em guerra com crianças'

Do UOL, em São Paulo

02/03/2022 05h26Atualizada em 02/03/2022 05h30

O ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou a Rússia de atacar jardins de infância e orfanatos e disse que o presidente russo, Vladimir Putin, guerreia contra crianças após várias áreas residenciais serem atingidas por bombardeios durante a madrugada de hoje.

Em uma publicação no Twitter, o chanceler divulgou imagens do que seriam crianças na Rússia atrás de grades e com cartazes pedindo para que a guerra pare.

"Putin está em guerra com as crianças. Na Ucrânia, onde seus mísseis atingiram jardins de infância e orfanatos, e também na Rússia", escreveu Kuleba.

Ataques em Zhytomyr e Kharkiv

Um ataque aéreo também foi relatado durante a madrugada na cidade de Zhytomyr. Mísseis de cruzeiro russos danificaram vários edifícios, incluindo um hospital, informou a agência de notícias Unian. Segundo as autoridades, duas pessoas morreram e dez ficaram feridas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram casas em chamas e equipes de resgate.

Zhytomyr fica a cerca de 140 quilômetros a oeste de Kiev. A região da capital também tem registros de residências bombardeadas, segundo o serviço de emergência da Ucrânia.

Em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, o prédio da polícia ficou parcialmente destruído após ser atingido por um foguete disparado pelas tropas de Vladimir Putin.

Um vídeo publicado no Twitter pela Nexta, emissora de TV da Ucrânia, mostra a sede da polícia local em chamas. Segundo relatos, os bombeiros tentam conter o fogo iniciado pelos bombardeios, mas é visível que a construção está bastante danificada.