Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia orienta mães a resgatarem soldados da Rússia: 'Saiba se morreu'

Um dos primeiros soldados russsos capturados no início da guerra; imagem foi usada para a criação de uma montagem em que uma mãe chora pelo filho - Ministério da Defesa ucraniano
Um dos primeiros soldados russsos capturados no início da guerra; imagem foi usada para a criação de uma montagem em que uma mãe chora pelo filho Imagem: Ministério da Defesa ucraniano

Colaboração para o UOL

02/03/2022 11h36Atualizada em 02/03/2022 14h24

As Forças Armadas da Ucrânia publicaram nas redes sociais um passo a passo para que mães de soldados da Rússia saibam resgatar os filhos presos pelos ucranianos. Segundo os militares, a primeira etapa é saber se estão mortos ou vivos.

A imagem que acompanha o texto da publicação é uma montagem com uma senhora chorando e a foto de um dos primeiros soldados russsos capturados no início da guerra.

Para o resgate ser feito, os ucranianos disponibilizam números de telefone e e-mail para que essas mães entrem em contato. Após a confirmação sobre a situação do soldado, elas terão que ir até Kiev, capital da Ucrânia, para buscá-los.

As Forças Armadas da Ucrânia dizem que só há um caminho a ser feito por essas mães após a "invasão do Exército fascista de Putin", como definem na postagem. Elas terão que atravessar a Polônia para chegar ao posto de controle com a Ucrânia. De lá, serão escoltadas até Kiev.

"Nós, ucranianos, ao contrário dos fascistas de Putin, não lutamos contra mães e seus filhos cativos. Estamos esperando por você em Kiev", diz o texto.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ucrânia diz que 6 mil russos já morreram

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que 6 mil soldados da Rússia morreram nos últimos seis dias de conflito. A informação não foi confirmada pelas autoridades russas.

"As mães russas estão perdendo os filhos em um país estrangeiro. Pensem neste número: 6 mil russos mortos em seis dias de guerra. Para quê? Para tomar a Ucrânia? É impossível, estamos na nossa terra nativa", disse Zelesnky em um vídeo publicado em seu canal no Telegram.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente Vladimir Putin é comunicado constantemente sobre as vítimas do conflito, mas que apenas o Ministério da Defesa poderia fornecer esse dado ao público. No último domingo (27), a pasta reconheceu que houve baixas entre as tropas enviadas ao país vizinho, mas não informou números ou nomes dos mortos e feridos.