Topo

Esse conteúdo é antigo

Piloto de avião falha em 4 testes do bafômetro e é expulso de voo

Avião da JetBlue em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).  - AFP
Avião da JetBlue em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). Imagem: AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2022 09h44Atualizada em 03/03/2022 10h06

Um piloto da companhia JetBlue foi forçado a se retirar de um avião pouco antes de decolar com ele, após funcionários do Aeroporto Internacional de Buffalo Niagara, em Nova York (EUA), verificaram que ele estava bêbado no local de trabalho. O caso aconteceu ontem.

De acordo com Helen Tederous, diretora de assuntos públicos da Autoridade de Transporte da Fronteira do Niágara, o piloto foi obrigado a fazer o teste de bafômetro, mas foi reprovado quatro vezes, por atingir o limite permitido para pilotos em todas as tentativas.

James Clifton, 52, estava passando pela segurança quando um agente da Administração de Segurança de Transportes notou que ele parecia estar debilitado. Então, o agente notificou as autoridades do aeroporto, que se dirigiram ao avião e removeram Clifton.

O teste feito em Clifton apontou 0,17 miligrama de álcool por litro de ar, segundo a polícia - bem acima do limite legal para pilotos, que é de 0,04 mg/L.

"Eles imediatamente entraram no avião, tiraram o Sr. Clifton do avião e, em seguida, deram-lhe um teste de bafômetro, que resultou 0,17 mg/L", acrescentou Helen. "Ele foi levado sob custódia e ligamos para autoridades federais e depois ele foi liberado para a segurança da JetBlue."

A companhia aérea disse em comunicado à imprensa que o piloto foi afastado de suas funções.

Helen Tederous afirmou que os passageiros a bordo estavam cientes do ocorrido. "Estava bem ali, tudo se desenrolando na frente deles. Isso deve ser muito perturbador, com certeza. Eu nem consigo imaginar como é para os passageiros saberem que as pessoas que estão cuidando deles podem fazer isso. Mas acho que agora os viajantes podem seguir para o seu destino com mais conforto."

O piloto foi suspenso temporariamente e negou ter bebido na manhã do voo, de acordo com o relatório da polícia, mas alegou ter consumido de 7 a 8 bebidas na noite anterior.

Em virtude da confusão, o voo com destino a Fort Lauderdale, na Flórida, foi adiado por mais de quatro horas.

Diante do escândalo, a JetBlue reforçou que a segurança de clientes e tripulantes é a sua prioridade.

"Aderimos a todas as regras e requisitos em relação ao álcool em todos os momentos e temos uma política interna de tolerância zero muito estrita ao álcool", disse o comunicado. "Estamos cientes do incidente que ocorreu esta manhã em Buffalo e estamos cooperando totalmente com as autoridades. Também estamos conduzindo nossa própria investigação interna. O tripulante envolvido foi afastado de suas funções."