Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem acha criatura marinha curiosa em praia da Austrália: 'Dragão azul'

O dragão azul, ou lesma do mar, é conhecido por armazenar veneno em seu corpo contra seus predadores - Reprodução/Redes Sociais
O dragão azul, ou lesma do mar, é conhecido por armazenar veneno em seu corpo contra seus predadores Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/03/2022 14h53

Uma criatura marinha curiosa, com o aspecto de um dragão, chamou a atenção de um homem que andava em uma praia na Austrália. Juliano Bayd, que afirma ser um especialista em vida marinha, mostrou no Tiktok a lesma marinha, apelidada justamente de Dragão Azul.

"Então hoje encontramos o maior dragão azul que já vi em toda a minha vida", contou ele, aos seus seguidores.

"Olhe para o tamanho dele, ele é absolutamente enorme. Demos um beijo nele e o soltamos na água, o mais longe possível dos demais banhistas", acrescentou Bayd.

O protagonista do episódio recebeu críticas por tocar o animal. Na publicação, ele adverte os seguidores a não reproduzirem o que ele chamou de "beijo da morte", alegando ter total consciência do que está fazendo e dos riscos assumidos.

"Beijo da morte. Por favor, não imite, sou um profissional", disse Bayd.

@julianobayd Reply to @sammywhiskas Blue dragons eating don't replicate i'm a professional ? #alien #wildlife #beach #dangerous #venom ? original sound - Country boyz

Os glaucus atlanticus, também conhecidos como dragões azuis, são lesmas marinhas que vivem no oceano e fazem parte do grupo de animais da "maré azul", junto às água-vivas varejeiras.

Eles flutuam de cabeça para baixo usando a tensão superficial da água para se manterem em pé, onde são levados pelos ventos e pelas correntes oceânicas. O lado azul de seu corpo está voltado para cima, misturando-se com o azul da água. Já o lado cinzento das lesmas está voltado para baixo, misturando-se com a luz do sol refletida na superfície do oceano quando vista voltada para cima debaixo d'água.

Bayd explicou na publicação que estava tentando salvar a lesma afastando-a do sol, caso contrário ela secaria.

@julianobayd Kiss of death ?? please don't imitate ?? ?? I am a professional!! #beach #beachvibes #alien #weird #fish #nature ? original sound - Country boyz

Muitos internautas concordaram quando a beleza da criatura aparentemente inofensiva, no entanto, outros alertaram Bayd para matar o dragão azul em razão de sua periculosidade.

Ao manusear este tipo de lesma, a pessoa pode ser picada e ter ferimentos dolorosos.

Um usuário escreveu: "Por que você beijaria se é venenoso? Largue isso". Outro reclamou: "Como você não está morto? É perigoso, não toque nele".

Os dragões azuis se alimentam de águas-vivas venenosas e armazenam o veneno para usar contra seus predadores enquanto comem as criaturas.