Topo

Rússia: Sanções podem matar mais do que ação militar, diz professor

Colaboração para o UOL

04/03/2022 18h35

O professor de relações internacionais Reginaldo Nasser falou, durante entrevista ao UOL News de hoje, sobre as sanções internacionais impostas à Rússia, e afirmou que o cumprimento das medidas pode matar mais que ações militares.

O professor deu como exemplo as sanções sofridas pelo Iraque na década de 90. Segundo ele, foi uma "calamidade para a população". "A estimativa é algo chocante: cerca de 500 mil crianças morreram por falta de remédio e assistência social", falou.

Nasser disse também que as sanções podem prejudicar a parte da alimentação da população. "Apesar da Rússia ter uma certa autosuficiência, isso acaba repercutindo lá e no mundo inteiro. A Rússia e Ucrânia são grandes produtores agrícolas."

Além disso, explicou o professor, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ou qualquer outro líder, ao se sentir acuado, reage. "E é o que está acontecendo. Ele vai intensificar a ação militar para poder negociar", avaliou.

Portanto, argumentou Nasser, o sistema de sanções não é muito bem visto, e principalmente quando atinge países da periferia.

"O sistema de sanções é muito cruel, invisível, e, por vezes, mata mais que ação militar."