Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Nova rodada de negociações deve ocorrer no fim de semana

Do UOL, em São Paulo*

04/03/2022 12h52Atualizada em 04/03/2022 16h00

A terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia deve acontecer já neste fim de semana, afirmou um representante da Ucrânia.

"A terceira etapa poderia acontecer amanhã ou depois de amanhã, estamos em contato permanente", disse Mikhailo Podolyak, conselheiro do responsável da administração presidencial ucraniana, durante uma coletiva de imprensa em Lviv, no oeste da Ucrânia.

Ele apontou que os ucranianos estão esperando apenas o acordo dos russos para voltar à mesa de negociações.

Em Berlim, o gabinete do líder do governo alemão, Olaf Scholz, declarou que o chanceler havia falado com o presidente russo, Vladimir Putin, que lhe teria assegurado que as negociações seriam retomadas no fim de semana, mas sem especificar data e horário.

Durante a ligação, que levou cerca de uma hora, Scholz pediu para Putin "suspender as hostilidades" contra a Ucrânia e se disse "muito preocupado" com o desenrolar da guerra.

Por sua vez, segundo comunicado do Kremlin, Putin disse na conversa com o alemão que espera que a Ucrânia assuma uma posição "razoável e construtiva" durante a próxima rodada de conversações. O presidente russo também falou que estava aberto ao diálogo, desde que todas suas exigências sejam atendidas.

"A Rússia está aberta ao diálogo com o lado ucraniano, bem como com todos aqueles que querem a paz na Ucrânia. Mas com a condição de que todas as exigências russas sejam atendidas", disse o Kremlin em um relatório sobre a ligação.

Kremlin nega bombardeios

Putin negou também que as tropas russas estivessem bombardeando cidades ucranianas, descartando tais informações como falsas, diz o Kremlin. "Os supostos ataques aéreos em andamento em Kiev e outras grandes cidades são falsas propagandas grosseiras", disse o Kremlin em comunicado.

Correspondentes da AFP reportaram danos provocados por supostos bombardeios russos contra edifícios dos serviços de segurança e uma universidade em Kharkiv, a segunda maior cidade do país, e em áreas residenciais de Zhytomyr, a cerca de 150 km de Kiev.

"Não há um lugar de Kharkiv onde não tenha caído bombas", disse Anton Garashchenko, assessor do Ministério do Interior ucraniano.

Rússia e Ucrânia já se reuniram duas vezes

Representantes de Kiev e Moscou já se reuniram duas vezes em Belarus desde o início da guerra. O primeiro encontro aconteceu no dia 28 de fevereiro em Belarus e durou cerca de 5 horas, mas terminou sem um acordo. Na ocasião, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, não participaram do encontro — ambos enviaram representantes.

A segunda reunião aconteceu ontem, também com o envio de representantes para a Belarus. Desta vez, porém, os países concordaram em montar um corredor de fuga para os civis.

Os corredores humanitários são áreas consideradas seguras, pelas quais civis poderão escapar. Não foram divulgados detalhes sobre quando, onde e como eles vão funcionar na Ucrânia.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

* Com AFP e Ansa