Após notícias na mídia russa, Parlamento da Ucrânia nega fuga de Zelensky
A Ucrânia negou hoje que o presidente Volodymyr Zelensky tenha fugido para a Polônia, como havia sido divulgado pouco antes pelo mandatário da Duma, Vyacheslav Volodin, e pela agência estatal russa Tass.
"Os ocupantes disseminaram outra mentira dizendo que o presidente Volodymyr Zelensky deixou o país. Não é verdade, o presidente está em Kiev com seu povo", disse uma mensagem publicada no canal oficial do Parlamento ucraniano no Telegram.
Anteriormente, Volodin havia dito, também no Telegram, que Zelensky deixara a Ucrânia e fugira para a vizinha Polônia, informação que foi rapidamente difundida pela mídia estatal russa.
Os Estados Unidos chegaram a oferecer ajuda para expatriar Zelensky, mas o presidente recusou a oferta e disse que preferia ficar no país para coordenar a resposta à invasão russa.
Desde então, o mandatário vem fazendo pronunciamentos diários na internet, mas a partir de locais não identificados. Em um desses vídeos, ele apareceu nas ruas de Kiev para comprovar que não havia deixado a cidade.
Zelensky diz ser o principal alvo de Vladimir Putin e, segundo o jornal britânico The Times, escapou de pelo menos três tentativas de homicídio na semana passada.
Duas dessas ações teriam sido efetuadas pelo Grupo Wagner, formação paramilitar financiada pelo Kremlin, e outra teria sido realizada por milicianos chechenos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.