Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia emite alerta de ataque aéreo no país; Kiev tem toque de recolher

20º dia da invasão russa à Ucrânia tem ataques a Kiev; veja imagens

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 08h06Atualizada em 15/03/2022 08h25

Após uma noite de bombardeios contra áreas residenciais de Kiev, o governo da Ucrânia alerta na manhã de hoje sobre ataques aéreos em quase todo o país. As mensagens servem para que moradores saibam o momento de procurar um abrigo.

Entre às 10h58 e 11h51 no horário local (5h58 e 6h51 em Brasília), foram emitidos 20 alertas nas redes sociais, inclusive em cidades onde há um acordo de cessar-fogo para a passagem de civis. É o caso de Poltava, que seria o destino seguro para moradores que saem da região de Sumy.

Também foram acionados alertas aéreos na capital Kiev e cidades dos arredores, como Myronivka. Durante a madrugada, a Prefeitura de Kiev confirmou pelo menos cinco ataques russos contra infraestruturas civis.

Na manhã de hoje, a Ucrânia também acusou a Rússia de bombardear o principal aeroporto em Dnipro, cidade industrial no leste. A pista foi destruída no ataque, mas ninguém foi morto.

A cidade foi alvo de ataques aéreos pela primeira vez na semana passada. "As paredes do terminal foram destruídas, um tanque com querosene foi danificado, ocorreu um vazamento. As equipes de resgate continuam a eliminar as consequências do evento", informou a porta-voz Yevhenia Dudka.

O avanço da ofensiva russa acontece no 20º dia da invasão russa ao território ucraniano. A cidade de Kiev determinou um toque de recolher entre às 20 horas de hoje e às 7 horas de quinta-feira (17).

O prefeito Vitali Klitschko pediu que os moradores se preparem para ficar dois dias em casa. "É proibido circular pela cidade sem permissão especial, exceto para ir a abrigos antiaéreos", afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Kiev também recebe hoje a visita dos primeiros-ministros da Polônia, República Tcheca e Eslovênia. O objetivo da visita é "reafirmar o apoio inequívoco do conjunto da UE (União Europeia) à soberania e independência da Ucrânia e apresentar um conjunto de medidas de apoio ao Estado e sociedade ucranianos".

As delegações de Rússia e Ucrânia devem voltar a conversar hoje após uma "pausa técnica", segundo Mikhailo Podolyak, assessor da presidência da Ucrânia. Até o momento, não foi anunciada uma previsão de horário. O governo russo diz que é cedo para fazer previsões sobre as negociações.